14h19min - 29 de Novembro de 2013 Atualizado em 14h19min

ÁUDIO: Vice-governador Alberto Pinto Coelho preside entrega da Comenda Teófilo Ottoni

Serão agraciadas 31 personalidades, entre empresários, políticos, servidores públicos e profissionais liberais

Tamanho: 1,1 MB

O vice-governador Alberto Pinto Coelho presidiu, nesta sexta-feira (29), na Cidade Administrativa, a solenidade de entrega da Comenda Teófilo Ottoni. Nesta sétima edição da Comenda foram agraciadas 31 personalidades, entre empresários, políticos, servidores públicos e profissionais liberais.

A Comenda Teófilo Ottoni foi criada em 2007, através da Lei 16.920, por iniciativa do então deputado Alberto Pinto Coelho, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A comenda homenageia pessoas e instituições que tenham se dedicado ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas.

O orador oficial foi o advogado José Anchieta da Silva. Nascido em 10 de abril de 1951, em Santa Bárbara, é autor de cinco livros. Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da UFMG, foi presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais e membro da Comissão de Relações Internacionais no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, da Academia Marianense de Letras, da Academia Municipalista de Letras, e da Academia Mineira de Letras Jurídicas.

Teófilo Ottoni

Teófilo Benedito Ottoni nasceu em 1807, na Vila do Príncipe, sede da Comarca do Serro Frio. Aos 19 anos, entrou para a Escola da Marinha (Rio de Janeiro) e se graduou guarda-marinha. Em 1830, voltou ao Serro, onde fundou o jornal “Sentinela do Serro”, porta-voz de suas propostas de vanguarda.

Conhecido como o Capitão da Casaca Branca, por seus ideais revolucionários, elegeu-se deputado provincial por Minas Gerais (1835) e deputado-geral (1839). Liderou a revolução liberal em Minas Gerais (1842) e, após ser derrotado, foi preso e conduzido a pé para Ouro Preto. Anistiado pelo imperador Dom Pedro II, em 1844, no ano seguinte, novamente se elegeu deputado por Minas Gerais. Afastou-se da política, em 1850, e fundou uma empresa de comércio e colonização no interior do Estado, a Companhia do Mucuri, para promover o desenvolvimento e colonização do Vale do Rio Mucuri.

Com a empresa, promoveu a navegação do rio, construiu a estrada de Santa Clara, catequizou índios e incentivou a instalação de imigrantes europeus no Vale de Mucuri. Na confluência do Ribeirão Santo Antônio com o Rio Todos os Santos, fundou a vila de Filadélfia, embrião da hoje cidade de Teófilo Otoni.

Voltou à política em 1860 e elegeu-se senador em 1864. Muito doente, com a febre da antiga maleita, morreu no Rio de Janeiro, em 1869, vítima de intoxicação miasmática, adquirida no Mucuri.

Lista dos agraciados

1 - Joaquim Herculano Rodrigues, Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

2 - Carlos André Mariani Bittencourt, Procurador-geral de Justiça do Estado de Minas

3 - Gabriel Guimarães de Andrade, Deputado Federal