19h02min - 05 de Agosto de 2009 Atualizado em 20h45min - 30 de Junho de 2013

Avançam as fiscalizações em barragens da Zona da Mata

Tamanho: 2,7 MB

CABEÇA:

As barragens da Mineradora Rio Pomba Cataguases, em Mirai, na Zona da Mata, receberam, nesta quarta-feira, vistoria do Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrado. Tanto a recém construída barragem Bom Jardim quanto a que foi rompida em janeiro de 2007, receberam fiscalização dos técnicos ambientais. A Diretora de Monitoramento e Fiscalização da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Angelina Moraes, ficou surpreendida com a nova estrutura da barragem e fez uma avaliação positiva da vistoria.

SONORA:

Angelina Moraes

C: “Quanto a...”

T: “... nesse local”

OFF:

Depois do rompimento da barragem da Mineradora Rio Pomba Cataguases em Mirai, a empresa, em parceria com o Governo de Minas, criou um Plano de Prevenção e Contingência. A medida serve como sinal de alerta para a população caso ocorra novo acidente, quem dá mais detalhes do plano é o diretor de Operações da Barragem Bom Jardim, Alfredo Mucci.

SONORA:

Alder Marcelo

C: “O plano...”

T: “... problema”

NOTA PÉ:

Nessa primeira vistoria nenhuma irregularidade foi encontrada na estrutura das barragens. Essa é a décima barragem fiscalizada pelo comitê em menos de uma semana. Na próxima sexta-feira, quando tiverem concluído as vistorias nas 15 barragens da Zona da Mata, técnicos do comitê realizam reunião de encerramento em Juiz de Fora.

ASSINATURA:

Agência Minas/ repórter Ivana Fonseca