Economia / Desenvolvimento | Meio Ambiente | Turismo

16h10min - 09 de Junho de 2014 Atualizado em 16h11min

Boletim: Apoio do BDMG à Zona de Processamento de Exportação / Consulta pública sobre gestão do turismo / Áreas de relevância ambiental

Boletim de rádio estadual para o dia 10 de junho

Tamanho: 2,1 MB

Zona de Processamento de Exportação de Teófilo Otoni recebe apoio do BDMG

O BDMG e a Prefeitura de Teófilo Otoni assinaram contrato de financiamento no valor de oito milhões e quinhentos mil reais para aquisição do controle acionário e realização de aporte de capital na empresa que administra a Zona de Processamento de Exportação da cidade. Na ZPEX Teófilo Otoni ou distritos industriais incentivados, estão empresas que possuem liberdade cambial, procedimentos administrativos simplificados e suspensão de impostos desde que mantenham 80% da produção ao mercado externo. A expectativa é que o investimento gere cerca de dois mil empregos diretos e reduza a informalidade, além de aumentar a arrecadação de ICMs e ISS.

Consulta pública sobre planejamento e gestão do Turismo

Para o gestor municipal que quer fortalecer a regionalização e descentralizar a política pública do turismo, está disponível o documento “Orientações para o Planejamento e Gestão Municipal do Turismo em Minas Gerais”, elaborado pela Setes. Os interessados em opinar devem encaminhar as considerações até o dia 13 de junho, próxima sexta-feira, preenchendo um formulário eletrônico na página www.turismo.mg.gov.br. Após a consulta pública, a Setes irá avaliar e consolidar as contribuições para divulgar o documento final.

Estado recebe seis mil hectares de área de relevância ambiental

Foi assinado um protocolo de intenções entre a empresa Vale S.A e o Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos por meio do IEF para regularizar, ampliar e criar Unidades de Conservação no Estado. De acordo com o protocolo, a empresa se compromete a doar ao Estado seis mil e trezentos hectares em regiões prioritárias para a preservação da biodiversidade de Minas até o final deste ano. Cerca de 4 mil hectares estão no bioma Mata Atlântica e cerca de 2 mil no Cerrado, nos municípios de Mariana, Diogo de Vasconcelos, Ouro Preto, Pedro Leopoldo e Itabira.