Ciência e Tecnologia | Saúde | Segurança / Defesa Social

19h12min - 03 de Junho de 2013 Atualizado em 03h11min - 01 de Julho de 2013

Boletim: Busca por geração de energia limpa / Marque um gol de placa, doe sangue / Minas discute segurança pública

Boletim de rádio estadual para o dia 04 de junho de 2013

Tamanho: 2,2 MB

Minas é destaque na busca por geração de energia limpa

Com apoio da Fapemig, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado, pesquisadores mineiros criaram paineis de plástico que absorvem energia. Mais leves e práticos do que as placas de silício, os novos paineis podem ser aplicados em janelas ou fachadas de edifícios e transformam até luz artificial em energia elétrica.

O equipamento inovador, chamado de plástico solar, ainda não está no mercado, mas as pesquisas continuam para ampliar a produção em escala industrial. Até agora o Governo de Minas investiu cerca de R$ 20 milhões nessa pesquisa. O Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, José Policarpo de Abreu, destaca que nunca a Fundação investiu tanto neste setor. Só para este ano a previsão de investimentos é de R$ 300 milhões.

SONORA

Início: “A Fapemig”

Fim: “da mesmice”

Hemominas lança campanha para a Copa das Confederações

A ação, chamada “Marque um gol de placa, doe sangue”, conta com a participação do jogador Fred, da Seleção Brasileira.

Ao combinar solidariedade e paixão pelo futebol, a Fundação Hemominas espera estimular os torcedores a doarem sangue, seguindo o exemplo dos ídolos.

O objetivo é reforçar o estoque para o período da competição, que será realizada entre os dias 15 e 30 de junho.

Minas discute segurança pública

Secretários de segurança e chefes da Polícia Civil dos 27 Estados e Distrito Federal estão em Belo Horizonte para alinhar estratégias de prevenção e repressão à criminalidade.

Além de trocar experiências de sucesso, o grupo discute temas como reforço de segurança em áreas de divisas, enfrentamento ao crime organizado e explosão de caixas eletrônicos.