Educação | Saúde

15h42min - 27 de Setembro de 2012 Atualizado em 16h29min - 30 de Junho de 2013

Boletim: Doação de Órgãos em Minas / 1/3 da jornada de professores / Congresso de Práticas Educacionais

Boletim de rádio estadual para o dia 28 de setembro de 2012

Tamanho: 2,8 MB

Doação de Órgãos em Minas Gerais tem bons resultados

Em vinte anos de funcionamento, o MG Transplantes atingiu a marca de 25 mil transplantes de órgãos e tecidos. De 2006 a 2012, a captação de doações cresceu cerca de 350% e saltou de 3 doações por milhão de população para 12, uma das maiores taxas de crescimento entre as centrais estaduais brasileiras.

De acordo com o Ministério da Saúde, Minas Gerais é o segundo estado que mais realizou transplantes de órgãos e tecidos no país, no 1° semestre de 2012. Foram pouco mais de 1000 procedimentos. O estado de São Paulo ficou em primeiro lugar, com mais de 4.700 transplantes.

Projeto que regulamenta o 1/3 da jornada de professores do Estado para atividades extraclasse já tramita na Assembléia Legislativa

A proposta altera a jornada de trabalho para 16 horas semanais em sala de aula e 8 horas para as atividades de planejamento das aulas. Atualmente, o professor ministra 18 horas de aula por semana e mais 6 horas são destinadas às atividades extraclasse.

O projeto vai ser analisado em três comissões: de Justiça, de Administração Pública e de Fiscalização Financeira e Orçamentária. A análise em cada uma pode levar até 20 dias. Depois do parecer das 3 comissões vai ser votado em dois turnos.

Inscrições para o Congresso de Práticas Educacionais terminam nesta sexta

Os interessados em participar do I Congresso da Rede Pública do Estado devem enviar os projetos e a ficha de inscrição para a Superintendência Regional de Ensino da sua jurisdição até esta sexta-feira.

Podem participar profissionais que atuam na rede pública de Educação Básica de Minas Gerais. O evento será realizado de 15 a 19 de outubro no Hotel Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Mais informações no site: magistra.educacao.mg.gov.br