Saúde | Governo | Educação

16h44min - 27 de Setembro de 2013 Atualizado em 16h44min

Boletim: Doação de órgãos / Reinventando o Ensino Médio / Seleção para recenseadores da FJP

Boletim de rádio estadual para o dia 30 de setembro

Tamanho: 2,2 MB

Número de transplantes aumenta, mas percentual de doares ainda não é o ideal

O número de doadores de órgãos cresceu nos últimos dez anos, tanto no Brasil como em Minas. No Estado, em 2012, houve um aumento de 128% dos transplantes realizados em relação a 2002. Mas, de acordo com o MG transplantes, a relação doadores por milhão de população precisa melhorar. Neste momento, quase três mil mineiros estão na fila de espera por uma cirurgia. Até o final de julho deste ano, no Estado, pouco mais de um terço das possíveis doações foram concretizadas. Ainda segundo o MG transplantes, a incompreensão sobre a diferença entre coma e morte encefálica ou cerebral, motivos religiosos e preconceitos diversos contribuem para o cenário atual.

Alunos do Reinventando o Ensino Médio preferem Tecnologia da Informação

Das cinco opções de disciplinas de empregabilidade oferecidas pela Secretaria de Educação, a mais popular foi Tecnologia da Informação, escolhida por 84% das escolas. Seguida por Empreendedorismo e Gestão, com 73%; Meio Ambiente e Recursos Naturais, com 62%; Comunicação Aplicada, com 46%; e Turismo com 35%. Em 2014, todas as 2.189 instituições públicas que tem ensino médio em Minas participarão do projeto que, além de aumentar a carga horária desse nível de escolaridade, propõe um currículo mais integrado com o mercado de trabalho.

Fundação João Pinheiro abre seleção para recenseadores

Estão abertas até 4 de outubro as inscrições para o processo seletivo para contratação de recenseadores. Os profissionais vão aplicar a Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais, desenvolvida pela Fundação João Pinheiro. O objetivo da pesquisa é conhecer a população das diferentes regiões de Minas Gerais. Mais informações no telefone (31) 3448.9629.