Agricultura | Saúde | Infraestrutura

14h45min - 12 de Dezembro de 2012 Atualizado em 05h14min - 28 de Junho de 2013

Boletim: Fundo Estadual de Café / Fiscalização de fim de ano DER / Leptospirose no período chuvoso

Boletim estadual de rádio para o dia 13 de dezembro de 2012

Tamanho: 2,2 MB

Governador Anastasia assina decreto que regulamenta Fundo Estadual do Café

Até o fim de 2014, o Fecafé deve disponibilizar cerca de R$ 100 milhões para modernização da produção do café, aumentando a competitividade e a qualidade do produto em Minas Gerais.

O grupo coordenador do fundo, formado por 15 representantes da sociedade civil, da Assembleia Legislativa e do Governo de Minas, será instalado no início do próximo ano e vai definir os critérios para participação no Fecafé, como taxa de juros e limite de crédito.

O governador Antonio Anastasia fala sobre a regulamentação do fundo.

SONORA

Início: “O fundo na realidade”

Fim: “produtividade e garantia”

DER inicia fiscalização de fim de ano no transporte regular de passageiros

Uma operação foi realizada nessa quarta-feira (12) na Rodoviária de Belo Horizonte e em outras 40 coordenadorias regionais do Estado para vistoriar os ônibus do sistema de transporte intermunicipal.

A meta do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais é avaliar 10% da frota do Estado durante a fiscalização, que será estendida ao longo dos meses de dezembro e janeiro por causa das festividades de Natal e Ano Novo.

Casos de leptospirose aumentam nos períodos chuvosos

O alerta é da Secretaria de Estado de Saúde. Este ano, 89 casos da doença foram registrados em Minas e oito pessoas morreram.

O principal responsável pela infecção humana é o rato de esgoto. Por isso, quando ocorrem inundações, o contato com água e lama deve ser evitado.

Os principais sintomas da leptospirose são: febre súbita, dores de cabeça e musculares e mal-estar associados a conjuntivite, náuseas, vômitos, calafrios e alterações hepáticas, renais e vasculares.