19h24min - 22 de Maio de 2013 Atualizado em 13h22min - 28 de Junho de 2013

Boletim: Governo antecipa campanha contra a gripe / Cadernetas de Saúde do Adolescente serão distribuídas em Minas

Boletim de rádio estadual para o dia 23 de maio de 2013

Tamanho: 958,2 KB

Governo antecipa campanha contra a gripe

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, o cenário em Minas ainda não é alarmante. Até agora 14 casos e duas mortes foram registrados.

Mas o Estado já está preparando o sistema de saúde para um possível aumento de casos, que tem pico em julho.

Para diminuir as chances de uma epidemia durante a Copa das Confederações, em junho, e a Jornada Mundial da Juventude, em julho, está sendo elaborado um plano de vigilância nos aeroportos.

Para os pacientes com necessidade de internação serão criadas unidades de terapia intensiva em hospitais.

E o secretário de saúde fez um apelo para que profissionais de saúde alertem as gestantes sobre a necessidade da vacina. O grupo foi o único em Minas Gerais que ficou abaixo da meta de vacinação.

Mais de 500 mil Cadernetas de Saúde do Adolescente serão distribuídas em Minas

Representantes de todas as Regionais de Saúde do Estado estão sendo capacitados para implantarem a Caderneta do Adolescente nos municípios. Cada cidade será responsável por definir as estratégias de mobilização.

A cartilha foi criada pelo Ministério da Saúde para conscientizar os jovens sobre desenvolvimento corporal, saúde bucal e sexualidade.

De acordo com a Referência Técnica em Saúde do Adolescente do Estado, Adriana Alves, o principal objetivo é alertar para questões da sexualidade na adolescência.