Segurança / Defesa Social | Copa do Mundo

21h44min - 26 de Junho de 2013 Atualizado em 02h33min - 01 de Julho de 2013

Boletim: Manifestações em BH / Governo cumpre acordo com manifestantes / PM prende vândalos

Boletim de rádio estadual para o dia 27 de junho de 2013

Tamanho: 2,3 MB

Manifestação termina em vandalismo em Belo Horizonte

A região da Pampulha foi transformada em cenário de guerra. Estabelecimentos comerciais foram invadidos e concessionárias incendiadas na avenida Antônio Carlos, na região da Pampulha. Pelo menos uma loja foi saqueada e vários ônibus foram depredados.

A confusão começou depois que cerca de mil pessoas agrediram policiais e destruíram a barreira física montada pela PM na avenida Abrahão Caram, um dos principais acessos para o Mineirão.

Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas e estão hospitalizadas. Entre as vítimas estão dois jovens que caíram do viaduto José Alencar e um rapaz de 23 anos que foi atingido, no olho direito, por uma bala de borracha.

Governo reforça que cumpriu acordo firmado com manifestantes

A barreira física sem policiais militares montada pela Polícia Militar na avenida Abrahão Caram estava prevista no acordo firmado entre jovens de diversos movimentos sociais e o governador Antonio Anastasia. O objetivo era garantir que as manifestações em Belo Horizonte transcorressem de forma ordeira e pacífica

Além de montar a barreira física, o Governo do Estado manteve os policiais militares em distância considerável dos manifestantes. Em nota, a PM informou que os policiais “só reagiram para se defender de ataques de grupos de vândalos que agiram no sentido de romper a barreira, arremessando pedras, paus e bombas caseiras em direção aos policiais militares”.

PM prende suspeitos de vandalismo

Nesta quarta-feira, pelo menos 15 pessoas foram detidas flagradas com materiais para depredação e por danos ao patrimônio. Entre os suspeitos estão dois adolescentes que ajudavam a incendiar uma concessionária na Avenida Antônio Carlos.

Outros quatro homens tiveram a prisão temporária solicitada à Justiça pela Polícia Civil. Eles são suspeitos de participarem diretamente de organizações que têm promovido atos de vandalismo durante as manifestações populares em Belo Horizonte.

A Polícia Militar reforça o posicionamento de proteger os manifestantes, mas agir com firmeza em caso de ataques de vândalos.