Fazenda | Governador | Infraestrutura | Educação

19h29min - 28 de Junho de 2013 Atualizado em 14h59min - 01 de Julho de 2013

Boletim: MG-050 vai receber novos investimentos / Incentivo para empresas atingidas por vândalos / Minas é destaque na educação

Boletim de rádio estadual para o dia 1º de julho de 2013

Tamanho: 3,2 MB

Confirmado: MG-050 vai receber novos investimentos

Mais de R$ 500 milhões serão aplicados na rodovia este ano e em 2014. O investimento será viabilizado a partir de um termo aditivo ao contrato de parceria público-privada assinado pelo Governo de Minas. Uma das melhorias mais aguardadas é a duplicação do trecho entre Itaúna e Divinópolis. As obras devem começar no início do ano que vem.

O Estado, juntamente com a concessionária Nascentes das Gerais, também vai investir em outros trechos da rodovia, beneficiando as cidades de Passos, Itaú de Minas, São Sebastião do Paraíso, Alpinópolis, Formiga, São Sebastião do Oeste, Carmo do Cajuru, Capitólio, Córrego Fundo, Piumhí, São João Batista do Glória, Mateus Leme, Itaúna, Formiga, Pratápolis e Fortaleza de Minas. O secretário-adjunto de Transportes e Obras Públicas do Estado, Fabrício Torres Sampaio, dá mais detalhes sobre o Plano de Investimentos da MG-050.

SONORA

Início: “O Governo”

Fim: “rodovia”

Incentivo para empresas atingidas por vândalos

O Governo de Minas estuda prorrogar o prazo para recolhimento de impostos estaduais desses estabelecimentos. O governador Antonio Anastasia determinou à Secretaria de Estado da Fazenda e à Advocacia Geral do Estado que realizem estudos, em caráter de urgência, para avaliar essa possibilidade.

Constatada a viabilidade legal da medida, o decreto do Governo do Estado, que deverá ser publicado nesta semana, vai normatizar as prorrogações.

Minas é destaque na educação mais uma vez

Os estudantes da rede pública do estado têm a melhor redação do país. Foi o que apontou o resultado da Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização, a Prova ABC.

Para avaliar a escrita dos alunos foi aplicada uma prova de redação focada em três competências: adequação ao tema e ao gênero; coesão e coerência; e registro, que avalia a grafia das palavras, a adequação às normas gramaticais, a segmentação de palavras e a pontuação.

Na redação, a rede pública de Minas Gerais ocupou o primeiro lugar do país, com 37,2% dos alunos no nível adequado, seguido pelos estados de São Paulo e Mato Grosso, ambos com 36,2%), relatório que comprova que os confrontos ocorridos durante as manifestações populares nas imediações do Mineirão na última quarta-feira foram desencadeados por uma minoria de manifestantes mais exaltados. “(Essa) minoria começou a atirar paus e pedras e a disparar rojões em direção à polícia, que estava posicionada dentro dos limites acordados pela Comissão (de Prevenção à Violência em Manifestações Populares)”.

O relatório da comissão, que foi criada por iniciativa do Ministério Público Estadual, foi divulgado na tarde desta sexta-feira no site da instituição (www.mp.mg.gov.br). A Comissão de Prevenção à Violência em Manifestações Populares é integrada por representantes do Ministério Público Estadual, das polícias Militar e Civil, da Ouvidoria Geral de Polícia, da Assembleia Legislativa, da Defensoria Pública, de entidades de defesa de direitos humanos, da  sociedade civil e de movimentos sociais.

O relatório informa que “por meio de caminhão de som, os policiais tentavam acalmar a multidão e instruíam os manifestantes pacíficos a se afastarem dos violentos”. Relata ainda o documento que “alguns manifestantes balançavam o gradil que delimitava o perímetro de segurança e tentavam romper aquele limite, ao que a polícia reagiu com bomba de gás lacrimogêneo”.  O relatório conclui “que o trabalho da força policial, naquele local, teve caráter de reação”.

O Ministério Público Estadual informa ainda  que a Promotoria de Direitos Humanos instaurou procedimentos investigatórios específicos para apurar eventuais responsabilidades sobre denúncias recebidas pela instituição.