Minas por Região
Trabalho e Emprego | Saúde | Gestão | Trabalho / Social

19h23min - 04 de Julho de 2013 Atualizado em 19h24min

Boletim: Mulheres em desvantagem no mercado de trabalho / Minas cumpre quase todas as metas do milênio / Risco de intoxicação com uso de lareiras

Boletim de rádio estadual para o dia 5 de julho de 2013

Tamanho: 2,5 MB

Mulheres continuam em desvantagem no mercado de trabalho

A conclusão é do estudo sobre as relações de gênero no mercado de trabalho da Fundação João Pinheiro, a partir de dados recolhidos em Minas Gerais pela Pesquisa por Amostra de Domicílios de 2011.

Os resultados mostram que as mulheres ainda estão em desvantagem, em relação aos homens, quanto à inserção no mercado, tipos de ocupação, rendimentos e tempo gasto nas tarefas domésticas.

Em entrevista, a pesquisadora Juliana Riani, esclarece que isso acontece, principalmente, por questões culturais.

 

Minas cumpre quase todas as metas do milênio e renova pacto

Após alcançar antecipadamente sete dos oito objetivos definidos pela Organização das Nações Unidas, o Governo de Minas renovou o pacto com metas ainda mais ousadas.

Entre as metas iniciais estava reduzir pela metade, até 2015, o percentual da população pobre registrado em 1990. O número era de 40% e caiu para 20% em 2006. A nova meta é chegar a 10%.

Outro objetivo era a queda da mortalidade infantil. Minas já atingiu o índice proposto de 18,5 mortes por mil entre as crianças de até cinco anos e agora se compromete a diminuir esse número para 11,9 mortes por mil.

 

Uso de lareiras no inverno aumenta risco de intoxicação

O alerta é do setor de toxicologia do Hospital João XXIII da Rede Fhemig.

A queima da madeira libera gases tóxicos como o monóxido de carbono e o cianeto. Quanto menor e mais fechado o ambiente, maior o risco de intoxicação. Acontece no ambiente uma substituição do oxigênio pelo gás eliminado pela lareira.

A dica é deixar uma saída de ar aberta no cômodo.

Em caso de intoxicação, caso ainda não haja atendimento médico, é primordial levar a vítima a um local aberto e arejado.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato