Governador | Meio Ambiente

18h11min - 12 de Dezembro de 2013 Atualizado em 18h11min

Boletim: Palavra do Governador – Segurança Pública / Preparação para chuvas / Alerta da Defesa Civil

Boletim de rádio estadual para o dia 13 de dezembro

Tamanho: 2,8 MB

Palavra do Governador

A segurança e o combate à violência são os temas do programa desta semana. Antonio Anastasia ressalta que Minas é o estado que mais investe em segurança pública, proporcionalmente ao seu orçamento, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Além disso, o governador propõe um pacto nacional para combater a criminalidade e a violência. Para Anastasia, é fundamental a participação da União, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade.

SONORA

Início: “Precisamos ter”

Fim: “criminalidade”

Preparação para chuvas

O Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar promoveu a formação da última equipe participante do treinamento para atuação durante o período chuvoso. Na preparação são simulados resgates usando helicóptero, rapel, cesto e maca, além de operações aquáticas. No total, 120 profissionais participaram da iniciativa que é voltada para situações de emergência e faz parte das ações do Governo de Minas para o enfrentamento ao período de chuvas no Estado.

E atenção!

O período de chuvas intensas já começou e várias cidades estão sofrendo com inundações e alagamentos. De acordo com o Boletim Estadual de Defesa Civil, até agora pelo menos cinco municípios declararam situação de emergência e duas pessoas morreram. Até o fim de dezembro a previsão é preocupante, principalmente para a parte sul do Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri. Essas regiões serão afetadas por chuvas fortes resultantes do calor e das Zonas de Convergência do Atlântico Sul, uma faixa de umidade e nebulosidade que se forma na Amazônia e se estende até o litoral fluminense. A população de todo o estado deve ficar atenta, pois nessa época do ano o risco de enchentes e outros desastres naturais aumentam. Em caso de inundações, desabamentos e soterramentos, procure manter a calma para ajudar as possíveis vítimas. E se você mora perto de algum rio ou córrego, monitore o nível das águas e mantenha os vizinhos informados.