Governador | Governo

17h23min - 01 de Outubro de 2013 Atualizado em 17h23min

Boletim: Plano de Emergência Pluviométrica / PPP de Resíduos Sólidos Urbanos / Minas é destaque na prestação de serviços públicos

Boletim de rádio estadual para o dia 2 de outubro

Tamanho: 3,0 MB

Governo lança plano para enfrentar período chuvoso em Minas

O documento prevê ações de preparação e resposta do Governo do Estado em caso de desastres decorrentes das chuvas. O objetivo é garantir que os órgãos estaduais trabalhem de forma integrada, o que vai permitir agilidade na tomada de decisões. Diversas secretarias e órgãos também estão envolvidos no planejamento de ações de apoio aos municípios afetados pelas chuvas. O coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Luis Carlos Martins, dá mais detalhes sobre o Plano de Emergência Pluviométrica do Governo de Minas.

SONORA

Início: “Nós montamos”

Fim: “afetados”

A Defesa Civil de Minas Gerais alerta que o período chuvoso já começou; vai de outubro a abril. De acordo com o órgão, no período de 2012/2013, 87 municípios mineiros foram atingidos pelas chuvas. Desse total, 43 declararam situação de emergência e outros 44 tiveram problemas.

Minas dá início à PPP de Resíduos Sólidos Urbanos

O governador Antonio Anastasia lançou o edital para licitação da Parceria Público-Privada que tem por objeto a exploração, mediante concessão administrativa, dos serviços de transbordo, tratamento e disposição final desses resíduos em 44 municípios da Região Metropolitana e do Colar Metropolitano de Belo Horizonte, pelo prazo de 30 anos. A meta é tornar a RMBH a primeira região metropolitana do Brasil a garantir a correta destinação de 100% desses resíduos. A licitação será dividida em dois lotes: o Norte, composto por 26 cidades, sendo a maior delas Ribeirão das Neves; e o Sul, com 18 cidades, incluindo Contagem e Betim.

Minas é destaque na prestação de serviços públicos

É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2012, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. De acordo com o estudo, os mineiros têm mais acesso aos serviços básicos em relação à média da população brasileira. No caso da energia elétrica, o Estado atinge 99,8% dos lares. No Brasil a média é de 99,5%. Já com relação ao acesso à rede coletora de esgoto, em Minas o percentual médio de moradias atendidas chega a 77,3% e, no Brasil, não supera a casa dos 57,1%.