Educação | Segurança / Defesa Social | Governador

Boletim estadual de rádio para o dia 18 de dezembro de 2012

Tamanho: 2,7 MB

Operação do programa Rodovida já começou em Minas

O objetivo é reduzir o número de acidentes de trânsito nas rodovias do Estado. Na iniciativa, o Governo de Minas será parceiro da União promovendo ações integradas entre a Polícia Militar, o Departamento de Estradas de Rodagem, DER, o Departamento Estadual de Trânsito, Detran, além da Polícia Rodoviária Federal.

A operação integrada começou no dia 15 de dezembro e vai até 13 de fevereiro, período em que ocorre maior número de acidentes. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, 100 trechos foram diagnosticados como os mais perigosos do país. Quatro deles estão em Minas Gerais: dois na BR 381 e mais dois na BR 040. Além da fiscalização em pontos estratégicos, serão realizadas ações educativas e de conscientização sobre direção segura.

Minas vai ganhar mais três centros integrados de atendimento ao adolescente

Os CIAs serão instaurados nos municípios de Governador Valadares, Montes Claros e Uberlândia.  Para viabilização das três unidades, o Governo de Minas vai investir cerca de R$ 1,5 milhão. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social, a previsão é de que os CIAs de Governador Valadares e Montes Claros sejam implementados em 2013. O Centro Integrado de Uberlândia está previsto para 2014.

No novo modelo de atendimento, os adolescentes apreendidos pela Polícia Militar são conduzidos ao CIA e ouvidos na delegacia especializada da Polícia Civil, Divisão de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente. Em seguida, participam de uma audiência preliminar com a presença do promotor e do juiz da Infância e Juventude, com o acompanhamento da Defensoria Pública.

E atenção: já começaram as matrículas para ingresso de alunos na rede pública

Pais e responsáveis devem ficar atentos porque o prazo vai até sexta-feira, 21 de dezembro. Os mais de 158 mil inscritos no último Cadastro Escolar, realizado em agosto, devem comparecer às escolas para as quais foram encaminhados. Para fazer a matrícula, é preciso levar comprovante de endereço, certidão de nascimento, carteira de identidade, e, no caso de transferência da rede particular, declaração ou histórico da escola de origem.