Minas por Região
Saúde

17h13min - 02 de Maio de 2014 Atualizado em 10h50min - 05 de Maio de 2014

Boletim: Vacinação contra a gripe / SUS Fácil agiliza busca de leitos / Exames evitam toxoplasmose

Boletim de rádio estadual para o dia 05 de maio

Tamanho: 2,2 MB

Vacinação contra a gripe termina na sexta-feira

Até agora, 30% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário de imunização estão vacinadas. A Secretaria de Saúde alerta que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia. Na população idosa, o risco de pneumonia cai 60% e o risco de hospitalização e morte pode ser reduzido em até 68%. A vacina contra a gripe é gratuita e está disponível em todas as unidades básicas de saúde do Estado.

SUS Fácil agiliza busca de leitos hospitalares

O programa, que já tem mais de  um milhão de atendimentos, facilita a troca de informações entre as unidades administrativas e as hospitalares na busca de leitos para pacientes que precisam de internação. Os hospitais enviam os laudos dos pacientes com informações de diagnóstico para uma centra, onde cada caso é avaliado. A partir daí é feita a busca pelo leito hospitalar mais adequado para que o atendimento seja próximo à origem do pedido.

Exames feitos durante gestação evitam perigos da toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença infecciosa que pode trazer problemas para o feto. Os sintomas nas grávidas não são muitos e, em alguns casos, podem não se manifestar e até  serem confundidos com os de uma gripe. Também conhecida como doença do gato, o contágio durante a gravidez pode levar a criança a ter sequela auditiva, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e principalmente sequela visual, podendo chegar até a cegueira.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato