14h46min - 30 de Julho de 2009 Atualizado em 23h04min - 30 de Junho de 2013

Cartão Postal de BH em processo de despoluição

Tamanho: 2,0 MB

CABEÇA:

No que depender da Copasa, a Lagoa da Pampulha, cartão postal da capital mineira, pode estar despoluída em 2 anos. Um dos maiores projetos de despoluição começou a ser implantado em junho. São investimentos de 16 milhões de reais que vão diminuir o esgoto despejado diariamente na bacia. Os esforços estão concentrados na margem esquerda da lagoa, onde serão implantados 35 quilômetros de redes sanitárias em vários bairros de Belo Horizonte e Contagem. São coletores e interceptores que levarão os dejetos diretamente para 4 estações elevatórias. De lá, o esgoto será bombeado para a Estação de Tratamento de Esgoto do córrego do Onça, um dos principais afluentes do Rio das Velhas. Para o gerente adjunto do Projeto Meta 2010, Ronaldo Matias, para que a Lagoa seja despoluída a Copasa e o Governo de Minas devem contar com a parceria das prefeituras da capital e de Contagem. O principal desafio, segundo ele, são as intervenções que devem ser feitas em vilas e favelas das duas cidades.

SONORA:

Ronaldo Matias

C: “A Copasa...”

T: “... Pampulha”

NOTA PÉ:

Os investimentos totais na Lagoa da Pampulha somam 60 milhões de reais.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Débora Caram