Minas por Região
Agricultura

14h25min - 08 de Junho de 2010 Atualizado em 09h11min - 30 de Junho de 2013

Cenário positivo para produção de algodão em Minas Gerais

None

Tamanho: 2,8 MB

CABEÇA:

A cadeia de produção da indústria têxtil em Minas Gerais responde atualmente por 200 mil empregos e as perspectivas do setor são positivas. É o que indica o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado de Minas Gerais. O cenário atual do setor é de equilíbrio devido as ações do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), criado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. O principal suporte do setor é o benefício concedido pelo governo às empresas através do programa. Trata-se da isenção de 41,66% do ICMS incidente sobre os produtos industrializados a partir do algodão. A desoneração tributária é concedida às empresas que possuem o Certificado de Participação do Proalminas, emitido anualmente pela Secretaria da Agricultura. Já o agricultor tem a garantia de uma remuneração de até 9% além do preço de mercado na aquisição pelas indústrias do algodão mineiro. De acordo com o superintendente João Ricardo Albanez, ao possibilitar esses benefícios ao produtor e à indústria, o Proalminas se tornou fundamental para os segmentos que compõem a cadeia do algodão no Estado.

SONORA:

João Ricardo Albanez

C: “Os dois elos da cadeia...”

T: “... produtores mineiros.”

OFF:

A safra mineira de algodão, estimada para este ano, é da ordem de 55 mil toneladas segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de retração de cerca de 0,82% é o menos acentuado dos últimos seis anos. De acordo com o superintendente João Ricardo Albanez, a redução da safra de algodão, no Estado, começou em 2005, quando a produção era da ordem de 153 mil. Segundo ele, este ano a expectativa é de retomada.

SONORA:

João Ricardo Albanez

C: “A Associação Mineira dos produtores de algodão...”

T: “... na próxima safra de algodão em Minas Gerais.”

NOTA PÉ:

A maior parte da produção mineira está na região Noroeste. A expectativa, no Brasil, é de uma produção de 1,27 milhão de toneladas de algodão em pluma, sendo o consumo interno de 950 mil toneladas de pluma.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Renata Abritta

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato