18h35min - 15 de Maio de 2009 Atualizado em 06h25min - 29 de Junho de 2013

Centro de Referência realiza debate sobre a reciclagem de plástico

None

Tamanho: 3,7 MB

CABEÇA:

Uma das discussões que têm ganhado cada vez mais força em todo o mundo é a questão do uso de plásticos, principalmente em sacolas de supermercado. Muitos países europeus, por exemplo, já proibiram o uso dessas sacolinhas e incentivam novas alternativas. No Brasil, são produzidas pouco mais de 4 toneladas de plástico por ano, e grande parte ainda vai parar no lixo. Só 15% são destinadas para reciclagem. Para discutir esse cenário, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos promoveu nesta sexta-feira mais uma edição da série Diálogos Minas Recicla, com o tema “Panorama do Plástico”. Um dos palestrantes, João Carlos de Godoy, apresentou novas alternativas de reciclagem e de fabricação desse material. A empresa dele produz plástico através de derivados agrícolas, como a mandioca, cana-de-açúcar, batata e milho. João Carlos de Godoy, diretor da Biomater Eco-materiais, explica por que o bioplástico deveria ser usado pela sociedade.

João Carlos de Godoy

C: “Eles também são...”

T: “... no solo.”

OFF:

Mas João Carlos de Godoy condena o uso de pláticos chamados bio oxi degradáveis, que são vistos com alternativa para os plásticos comuns.

João Carlos de Godoy

C: “Os aditivos oxi...”

T: “... gerações.”

OFF:

Para a diretora executiva do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, Denise Bruschi, os diálogos promovidos pelo Centro são uma ótima oportunidade para discussões importantes sobre o meio ambiente. Segundo ela, esse é um dos papéis do Governo, fazer com que a população tenha acesso ao conhecimento.

Denise Bruschi

C: “Eu acredito que...”

T: “... seus resíduos.”

NOTA PÉ:

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos fica em Belo Horizonte e oferece cursos na área de gestão ambiental e reciclagem. O Centro está aberto também para visitação com exposições itinerantes e permanentes. Informações pelo site cmrr.mg.gov.br.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Débora Caram