16h09min - 04 de Agosto de 2009 Atualizado em 00h09min - 29 de Junho de 2013

Comitê realiza fiscalização na barragem de Itamarati de Minas

Tamanho: 2,2 MB

CABEÇA

O Comitê de Fiscalização Ambiental Integrado de Minas Gerais, vistoriou nesta terça-feira, a barragem de rejeitos da Companhia Brasileira de Alumínio, na cidade de Itamarati de Minas, na Zona da Mata. Os técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente, do Instituto Estadual de Florestas e do IBAMA, verificaram se a estrutura da barragem é compatível com o relatório anual que é enviado ao Governo de Minas e se as instalações não afetam o meio ambiente. O Gerente de Fiscalização da Feam João Carlos Monteiro destaca que a avaliação foi positiva no local.

SONORA:

João Carlos

C: “A fiscalização...”

T: “... encontrada”

OFF:

Para o analista ambiental da Feam, Alder Marcelo de Souza, a barragem da empresa CBA tem plenas condições de segurança para continuar funcionando na cidade.

SONORA:

Alder Marcelo de Souza

C: “Em linhas...”

T: “... operação”

NOTA PÉ:

O Comitê de Fiscalização Ambiental Integrado já fiscalizou cinco barragens na região. Outras 10 estruturas ainda serão inspecionadas. A ação, de caráter preventivo, tem o objetivo de garantir a segurança das barragens de rejeitos. A operação acontece no período de seca para que, caso seja observada a necessidade de adequação na estrutura das barragens, a empresa possa fazer as devidas correções antes do período chuvoso.

ASSINATURA:

Agência Minas – Repórter Bruna Guimarães