09h19min - 12 de Novembro de 2009 Atualizado em 21h18min - 27 de Junho de 2013

None

Tamanho: 3,3 MB

CABEÇA:

Conselho Deliberativo da Região Metropolitana de Belo Horizonte tomou posse durante encerramento da II Conferência Metropolitana, nesta quarta-feira. A conferência definiu propostas para o desenvolvimento integrado dos 48 municípios no entorno da capital mineira. Após três dias de debates, foram apresentadas propostas como a tarifa única para transporte público na Região Metropolitana e mudanças na legislação ambiental, para que todos os municípios obedeçam às mesmas regras de destinação de resíduos sólidos. A partir da idéia que problemas similares merecem soluções comuns, prefeitos, vereadores, deputados e representantes do Governo de Minas e da sociedade civil discutiram formas de promover o crescimento integrado da região. O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, fez balanço positivo da conferência.

SONORA:

Dilzon Melo

C: “foi uma das...”

T: “...procura de soluções”.

OFF:

A próxima etapa será elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, que vai definir metas até 2023 e propor ações prioritárias para melhorar a qualidade de vida da população. O acompanhamento das ações do plano será de responsabilidade do Conselho Deliberativo da Agência Metropolitana, e da Assembléia Metropolitana. Quem dá mais informações é o diretor-geral da Agência Metropolitana, José Oswaldo Lasmar.

SONORA

Oswaldo Lasmar

C: “esse conselho deliberativo...”

T: “...bem equilibrado”.

NOTA-PÉ

Também participaram da II Conferência Metropolitana, representantes das 33 regiões metropolitanas do Brasil.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Ivana Fonseca