Minas por Região
Esportes

18h12min - 04 de Junho de 2009 Atualizado em 18h02min - 29 de Junho de 2013

Dia Internacional de Crianças Vítimas de Agressão exige denúncia da população

None

Tamanho: 4,2 MB

CABEÇA:

Cerca de 90% das agressões a crianças acontecem dentro da própria casa, e por pessoas mais próximas a elas. Essa constatação pode ser comprovada pelos números do Disque Direitos-Humanos. Em um ano da Campanha Proteja Nossas Crianças foram recebidas 2.800 denúncias. Dessas, 1.177 foram de violência doméstica. No Dia Internacional de Crianças e Adolescentes Vítimas de Agressão o alerta que fica é para a população, que não deve se calar frente a uma denúncia que pode ser feita. Em Belo Horizonte, o Hospital Julia Kubitschek é referência nesse tipo de atendimento. Lá funciona a Casa da Criança e do Adolescente que presta serviço de assistência social e psicológica às vítimas de violência. No ano passado, de acordo com o hospital, foram atendidas 18 vítimas de abuso sexual. Este ano, só de janeiro a maio já foram 21 atendimentos. Para o coordenador da Casa da Criança e do Adolescente, o médico Fernando Libânio, o aumento desse número reflete a conscientização da população que está denunciando mais.

SONORA:

Fernando Libânio

C: “Eu acho que é fruto...”

T: “... essa denúncia.”

OFF:

Para detectar as agressões é preciso também um trabalho minucioso dos médicos que prestam o atendimento às crianças. O Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, atende pelo menos uma criança machucada por dia. São lesões corporais graves, fraturas cranianas, nas pernas, braços e costelas e ainda machucados externos. As histórias são muitas, mas elas são investigadas pelos médicos e assistentes sociais que em caso de desconfiança acionam rapidamente o conselho tutelar. O pediatra do João XXIII, Sérgio Guerra explica como é feito esse trabalho.

SONORA:

Sérgio Guerra

C: “É muito delicado...”

T: “... reconheça aquilo.”

OFF:

Atualmente o Estado conta com uma boa estrutura de atendimento à crianças e adolescentes vítimas de violência. 804 cidades mineiras tem Conselhos Tutelares, que fazem o primeiro encaminhamento das vítimas. Os conselhos foram equipados com computadores e veículos e mais de 3 mil conselheiros tutelares passaram por capacitação. Além disso, existem os abrigos e casas-lares que recebem as crianças que são retiradas de suas famílias. De acordo com a coordenadora Estadual de Políticas Pró-criança e Adolescente, Fernanda Martins, o encaminhamento das vítimas de agressão a esses locais só acontecem em último caso, como previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

SONORA:

Fernanda Martins

C: “O conselho tutelar é que vai fazer...”

T: “... melhor.”

NOTA PÉ:

A Campanha Proteja Nossas Crianças entra no seu segundo ano e conta com a participação efetiva de toda a mídia na divulgação do Disque Direitos-Humanos. Para denunciar todo o tipo de violência, não só contra criança e adolescente o telefone é o 0800 31 1119.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Débora Caram

TEMPO: 4’38’’

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato