17h12min - 10 de Junho de 2009 Atualizado em 22h33min - 27 de Junho de 2013

Estudo ambiental aponta aumento de área preservada em Minas

Tamanho: 2,6 MB

CABEÇA:

Minas mantém estável o Índice de Desempenho de Política Pública de Meio Ambiente. Calculado anualmente pela Fundação Estadual do Meio Ambiente, o índice é definido a partir da análise da qualidade da água, ar, solo, biodiversidade, além de desempenho institucional e fatores socioeconômicos. O resultado de 2008 aponta o IDPA de 0,56, considerado tolerável. A meta é chegar em 2011 com 0,60 e o índice máximo é de 1,0. De acordo com o presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, o resultado mais positivo do estudo foi em relação à biodiversidade. Ele explica que o Estado recuperou 17 mil hectares de Mata Atlântica no ano passado. Além disso, criou 84 mil hectares de áreas protegidas. José Cláudio Junqueira destaca ainda a desaceleração do desmatamento em Minas que caiu 30% em relação a 2007.

SONORA:

José Cláudio Junqueira

C: “Nós verificamos...”

T: “... cada vez mais”

OFF:

José Cláudio Junqueira afirma ainda que Minas é o único Estado que faz essa avaliação da própria política ambiental por meio de indicadores. Ele explica que os resultados servem como base para o desenvolvimento dessas políticas e de investimentos.

SONORA:

José Cláudio Junqueira

C: “Os dois principais...”

T: “... desenvolvendo”

NOTA PÉ:

Minas Gerais possui hoje 33% do território coberto por vegetação nativa. A meta é atingir 38% até 2023.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Débora Caram