19h15min - 29 de Maio de 2009 Atualizado em 21h38min - 30 de Junho de 2013

Expedição pelo Rio das Velhas chega ao fim e mostra melhoria da qualidade das águas

Tamanho: 3,0 MB

CABEÇA:

Muita festa e comemoração. Este era o clima de quem pôde ver de perto a chegada dos navegantes que participaram da expedição Rio das Velhas 2009. Depois de 21 dias de percurso passando por Ouro Preto e Sabará a expedição terminou com um belo encontro do Rio das Velhas e do Rio São Francisco na Barra do Guaicuí, região Norte de Minas. Durante a expedição diversas melhorias puderam ser percebidas pelos participantes. Entre elas estão a qualidade da água, que já tem peixes, e o tratamento adequado do esgoto nas cidades às margens do rio, como explica o coordenador de mobilização social e navegação do Projeto Manuelzão, Rafael Bernardes:

Rafael Bernardes

C: “A proposta foi de mobilização...”

T: “... Meta 2010”.

OFF:

Na comemoração da chegada dos caiaqueiros à Barra do Guaicuí, distrito de Várzea da Palma, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, destacou a importância do projeto:

José Carlos Carvalho

C: “Nós estamos finalizando...”

T: “... próprias comunidades”.

OFF:

A coordenadora da Meta 2010, Myriam Mousinho, fez um balanço da Expedição Velhas 2009 e falou das metas para o próximo ano:

Myriam Mousinho

C: “Até agora nós priorizamos...”

T: “... Bacia do Rio das Velhas”.

NOTA PÉ:

A primeira expedição, organizada pelo Projeto Manuelzão em 2003, apontou os principais focos de degradação da bacia, e o Governo de Minas a incorporou à proposta de despoluição do Rio das Velhas como prioridade. A segunda expedição, realizada este ano, vem promovendo a revitalização do Rio das Velhas em seu trecho metropolitano.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Luana Moreira