09h13min - 15 de Maio de 2009 Atualizado em 00h26min - 28 de Junho de 2013

Expedição Velhas 2009 chega a Sabará

Tamanho: 2,4 MB

CABEÇA:

Ambientalistas estão percorrendo de caiaque os 804 quilômetros da bacia do rio das Velhas. A expedição, que saiu do Parque das Andorinhas, em Ouro Preto, no último dia 08, chegou a Sabará, há cerca de 150 quilômetros. A idéia é chamar a atenção da população e debater os avanços e desafios da revitalização do rio das Velhas. O governo de Minas está investindo um bilhão e 300 milhões de reais na Meta 2010, de nadar, navegar e pescar na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dos 26 municípios na área da meta, Sabará e Sete Lagoas ainda jogam esgoto no rio sem nenhum tratamento. A Copasa já elaborou o projeto do sistema de esgotamento sanitário de Sabará. O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, explica que os investimentos de 86 milhões de reais estão garantidos, mas a Copasa não tem concessão para a coleta de esgoto na cidade.

SONORA

José Carlos Carvalho

C: “A copasa tem...”

T: “...técnicas permitam.”

OFF:

O vice-prefeito de Sabará, Argemiro Ramos, admite que a cidade não tem dinheiro para tratar o esgoto que cai no rio, mas o município ainda não aceitou a proposta da Copasa, de 86 milhões de reais.

SONORA:

Argemiro Ramos

C: “É mais uma questão...”

T: ...“na água.”

NOTA-PÉ:

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte existem 20 estações de tratamento de esgoto, sendo 18 da Copasa. A expedição deve chegar a Barra do Guaicuy, onde o rio das Velhas deságua no São Francisco no dia 05 de junho.

ASSINATURA:

Agência Minas/ repórter Ivana Fonseca