Ciência e Tecnologia

09h30min - 05 de Fevereiro de 2009 Atualizado em 11h34min - 01 de Julho de 2013

Fapemig cria oportunidades para inventores independentes

None

Tamanho: 2,5 MB

CABEÇA:

Révelson Lima é um comerciante que adora inventar. Já criou um canil portátil, uma suspensão compacta para veículos e muitas outras engenhocas. A última invenção foi uma tela flexível que pode ser usada em locais públicos para controlar o fluxo de pessoas. A Tela Flex, como é chamada, é colocada e retirada em segundos e já está sendo testada por empresas e até pela administração do estádio Mineirão. Para conseguir desenvolver os protótipos, patentear os produtos e até comercializar suas invenções, Révelson conta com o apoio da Fapemig que criou um projeto para ajudar os inventores independentes.

SONORA:

Revelson Lima

C: “De fato é uma iniciativa...”

T: “... antes.”

OFF:

O Projeto Inventiva, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas, existe desde 2006 e já ajudou a muitos inventores. Só no ano passado foram 8 projetos financiados pela Fapemig que conta com as parcerias do Banco de Desenvolvimento de Minas, do Sebrae e do Instituto Euvaldo Lodi. Para este ano, o Inventiva promete destinar 500 mil reais para financiar novos projetos. De acordo com o gerente de Propriedade Intelectual da Fapemig, Ediney Neto Chagas, essa é uma oportunidade única para os inventores colocarem seus produtos no mercado.

SONORA:

Ediney Neto Chagas

C: “Isso é uma oportunidade...”

T: “... para o mercado.”

NOTA PÉ:

O apoio financeiro da Fapemig aos inventores pode chegar a 30 mil reais por protótipo. Os interessados em participar do Projeto Inventiva devem acessar o endereço eletrônico fapemig.mg.gov.br.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Débora Caram