Minas por Região
Meio Ambiente

15h06min - 04 de Junho de 2009 Atualizado em 07h25min - 26 de Junho de 2013

Feam divulga levantamento sobre riscos de acidentes em barragens

None

Tamanho: 2,1 MB

CABEÇA:

Hoje em Minas Gerais 86% das barragens de rejeitos de indústrias e mineradoras estão com a situação estável, ou seja, com o risco muito pequeno de acidentes. Os números foram divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Estadual de Meio Ambiente, que desde 2003 desenvolve o Programa de Gestão de Barragens de Rejeitos e Resíduos. O objetivo do programa é fiscalizar e orientar os responsáveis pelas barragens para que elas estejam de acordo com as normas de segurança. O presidente da Feam, José Carlos Junqueira, explica que o termo risco, quanto se trata de barragens, sempre vai existir, mas o trabalho de prevenção deve ser feito para minimizar o máximo possível os acidentes:

SONORA:

José Carlos Junqueira

C: “É um programa...”

T: “... remoto”

OFF:

Ainda nesta quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Mineração, lançou em Belo Horizonte, o Programa Especial de Segurança em Barragens de Rejeitos. Por meio do programa serão ministrados cursos de capacitação para orientar as pessoas que trabalham principalmente com mineração, para evitar acidentes nestes locais, como explica o presidente do IBRAM, Paulo Camillo Penna:

SONORA:

Paulo Camillo Penna

C: “A idéia...”

T: “... brasileira”

NOTA PÉ:

Dados da Fundação Estadual de Meio Ambiente mostram ainda que 9 por cento das barragens de rejeitos existentes do Estado, estão sem garantia de estabilidade e 5 por cento ainda não tiveram o estudo concluído.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Fabiano Frade

TEMPO: 2’17’’

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato