15h09min - 16 de Julho de 2009 Atualizado em 02h56min - 01 de Julho de 2013

Fiscalização ambiental atua em Salinas e região

Tamanho: 2,4 MB

CABEÇA:

O Sistema Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais realiza nos municípios de Salinas, Taiobeiras, Rubelita e Novorizonte, no Norte do Estado, fiscalização na produção de cachaça, uma atividade importante para a economia da região. O objetivo é orientar os fabricantes sobre a importância da preservação do meio ambiente. A produção da cachaça de maneira irregular pode causar sérios danos ambientais, principalmente quando os resíduos gerados durante a fabricação não são devidamente tratados ou reutilizados. É o que explica a gerente de Fiscalização do Instituto de Gestão das Águas de Minas Gerais, Marúsia Guimarães:

SONORA:

Marúsia Guimarães

C: “Nós olhamos...”

T: “... aguardente.”

OFF:

Para o presidente da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas, Nivaldo Neves, a fiscalização é importante, pois inibe a fabricação da bebida de forma irregular:

SONORA:

Nivaldo Neves

C: “Essa fiscalização...”

T: “... indicação de procedência.”

NOTA PÉ:

O principal agente poluidor dos alambiques é o vinhoto, que se lançado diretamente nos rios, córregos, ribeirões e barragens, provoca o decréscimo do oxigênio dissolvido na água, podendo causar a morte de peixes, além de mau cheiro.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Luana Moreira