Governador

Governador Antonio Anastasia anuncia aumento para servidores da Educação

Tamanho: 3,1 MB

CABEÇA:

O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta segunda-feira, aumento para servidores da Educação em Minas Gerais. O reajuste que, se aprovado pela Assembleia Legislativa passa a valer a partir de março de 2011, pode chegar a 104 por cento dos vencimentos atuais. A proposta cria uma remuneração padronizada para todos os servidores da educação. Atualmente existem mais de 20 gratificações que vão ser incorporadas à remuneração básica. Para os professores que têm licenciatura plena e trabalham 24 horas semanais, o salário passará de 935 reais para 1320 reais. Foi criada uma nova jornada de 30 horas, sendo 20 horas-aula e 10 horas de preparação, com remuneração de 1650 reais. Os servidores poderão decidir se querem ou não cumprir a jornada mais longa. Professores aprovados no teste de certificação do governo, que será criado no ano que vem, vão receber 1597 reais por 24 horas. Já quem tem mestrado vai ganhar 1756 reais e, para os doutores, o piso salarial será de 1932 reais. O governador Antonio Anastasia ressaltou a mudança no sistema remuneratório, deixando mais transparente o processo de promoções na carreira.

SONORA:

Antonio Anastasia

C: “Nós estamos...”

T: “... expressivos.”

OFF:

O governo se reuniu com representantes de sindicatos para apresentar a proposta. Para a presidente da Associação de Professores Públicos de Minas Gerais, Joana D’arc Gontijo, a mudança atende às reivindicações do setor.

SONORA:

Joana D’arc Gontijo

C: “Para mim...”

T: “... da Educação.”

NOTA PÉ:

O projeto de lei com as mudanças deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa na próxima semana. Se aprovado, o impacto será de um bilhão e 300 milhões de reais por ano para o Tesouro Estadual.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Ivana Fonseca