Governador

18h35min - 04 de Junho de 2012 Atualizado em 16h04min - 28 de Junho de 2013

Governador Antonio Anastasia visita o Mineirão a 200 dias da entrega das obras

Estádio será a primeira arena construída para a Copa das Confederações e Copa do Mundo a ser concluída

Tamanho: 1,2 MB

O governador Antonio Anastasia participou, nesta segunda-feira (04), no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, de evento que marcou a contagem regressiva de 200 dias para a conclusão das obras da arena. Durante o evento, foi feito o içamento de uma das 88 hastes de sustentação da nova cobertura e inaugurada a maquete do Novo Mineirão.

“Nós temos o estádio que será certamente o mais moderno do Brasil, que está numa localização, que é a mais bonita. Serão 64 mil lugares, um estádio ecológico, sustentável. Estamos muito felizes porque estamos cumprindo os prazos,  não só do Mineirão como das demais obras de infraestrutura que estão sendo realizadas. Elas deixarão um legado importante não só na realização da Copa, mas também no pós-copa em termos de melhorias da região metropolitana”, disse o governador Anastasia, lembrando que o espaço será utilizado também para outros eventos culturais, esportivos e de lazer.

A empresa Minas Arena, responsável pelas obras e operação do estádio, trabalha atualmente com 2.200 operários. Até o momento, 47% da arquibancada inferior já foi concluída e 90% das peças de pré-moldados da esplanada instaladas. Também estão em andamento intervenções como a execução do piso do estacionamento coberto e da área da esplanada, além de obras de infraestrutura elétrica, instalações hidráulicas e drenagem. A estimativa é de que 62% das intervenções já foram realizadas.

A contagem regressiva de entrega das obras do estádio também foi marcada pela apresentação de um coral formado por 200 alunos das escolas estaduais Canto de Minas e Cantinho de Minas, de Belo Horizonte, e Municipal Nhazinha de Carvalho, de Pedro Leopoldo. Os cantores e compositores Marcus Viana e Sérgio Pererê fizeram participação especial.

Novo Mineirão

Iniciado em outubro de 2011, o trabalho de reforço da estrutura deu início à preparação para instalação da nova cobertura. Nessa etapa, foi reforçada a estrutura que hoje recebe cabos de aço tensionados a uma força equivalente ao peso 150 toneladas que aumentam a capacidade de suporte da estrutura. Foi necessário, inclusive, fazer um reforço na fundação do estádio. O trabalho será executado por cerca de 100 operários especializados. Será uma cobertura feita com estruturas mais leves e material com alto desempenho.

A nova cobertura será um prolongamento de 26 metros da estrutura já existente, fazendo com que todos os assentos fiquem cobertos. A cobertura contará ainda com uma película auto-limpante, que permite a passagem de luz, o que é essencial para o gramado, além de dissipar o calor no interior do estádio.

A estrutura será, ainda, um exemplo de sustentabilidade. Calhas coletarão água da chuva para reutilização no próprio Mineirão. A cobertura do Mineirão também será transformada em uma usina solar. Essa usina terá potência aproximada de 1,5 MW e será composta por placas fotovoltáicas, montadas sobre a cobertura de concreto do estádio.

A energia gerada será capaz de atender 1.200 consumidores com consumo médio mensal de 150 kWh. Essa energia será injetada na rede de distribuição da Cemig, podendo abastecer o próprio Mineirão ou ser comercializada com clientes livres. O Mineirão aplicará o mesmo tipo de tecnologia usada pelos mais bem conceituados estádios do mundo como o Wankdorf, em Berna (Suíça), o Badenova, em Freiburg (Alemanha) ou o Werder Bremen, em Bremen (Alemanha).

Também participaram do evento o senador Aécio Neves, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o secretário de Estado Extraordinário para a Copa do Mundo, Sérgio Barroso, o secretário de Estado de Esportes e Juventude, Bráulio Braz, o presidente da Cemig, Djalma Bastos, o presidente da empresa Minas Arena, Ricardo Barra, o diretor de operações do Comitê Organizador Local (COL) da Copa, Ricardo Trade, dentre outras autoridades.