14h47min - 27 de Janeiro de 2009 Atualizado em 09h27min - 29 de Junho de 2013

Governo adota medidas preventivas nas barragens de resíduos de Cataguases

Tamanho: 3,0 MB

CABEÇA:

O alto índice de chuvas que atinge a Zona da Mata mineira contribuiu para que o Sisema, Sistema Estadual de Meio Ambiente, autorizasse uma medida preventiva para reduzir o volume de água em duas barragens localizadas no município de Cataguases. A Iberpar Empreendimentos e Participações Limitada, que administra as estruturas, retomou o bombeamento da barragem A para a B e ao mesmo tempo realizou o lançamento dos resíduos da barragem B para o córrego sujo. Os proprietários de terrenos situados abaixo do ponto de lançamento foram avisados por representantes da empresa e de órgãos ambientais. O processo foi acompanhado por técnicos do Sisema, pela Polícia Militar de Meio Ambiente e pela Cedec, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho realizou visita técnica as barragens e avaliou a situação das estruturas e a eficácia dos procedimentos emergenciais.

José Carlos Carvalho

C: “ Os Procedimentos...”

T: “... a saúde das pessoas”

OFF:

Na medida que os resíduos classificados como não tóxicos são lançados de forma emergencial, os técnicos do Sisema realizam um monitoramento da qualidade da água. Após três dias de avaliação de parâmetros básicos, o analista ambiental do Igam, Intituto Mineiro de Gestão das Águas, Filipe Lima Dornelas, destaca que não houve variação da qualidade da água.

Filipe Lima Dornelas

C: “Nós constatamos...”

T: “...não estão sendo alteradas”

OFF:

O lançamento temporário no Córrego Cágado está autorizado até o dia 31 de março, data que marca o fim do período chuvoso. O secretário-executivo da Cedec Tenente Coronel Alexandre Lucas Alves, ressalta a presença e o comprometimento de vários órgãos no trabalho de segurança das barragens.

Alexandre Lucas Alves

C: “O importante é que...”

T: “... com muita responsabilidade”.

NOTA PÉ:

A expectativa é que até o meio do ano seja possível iniciar o procedimento definitivo de diluição a partir de um misturador que vai ser montado no próprio Rio Pomba para assim realizar a desativação total das duas barragens. Uma até o final deste ano e a outra até o final do ano que vem.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Fabiano Frade