Reforma Agrária

None

Tamanho: 2,1 MB

CABEÇA:

O Título de Posse de Imóvel Urbano é um dos documentos mais importantes para determinar quem é o dono de uma área ou casa. É com ele que o proprietário pode acessar financiamentos e transferir o imóvel para outra pessoa. Em Minas, segundo dados da Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária, existem cerca de 600 mil famílias, só no meio urbano, que não possuem o título de posse. Essas terras, chamadas de devolutas, pertencem ao Estado, mas não estão regularizadas em cartório. Para mudar esta realidade a Secretaria de Reforma Agrária realiza um trabalho de titularização de terras, tanto nas cidades como nos meios rurais. Só no ano passado foram entregues mil e 88 títulos urbanos em todo o Estado. E nessa quarta-feira é a vez dos moradores de Elói Mendes, no Sul de Minas, receberem seus títulos de posse do imóvel. Serão entregues, nesta primeira etapa, 161 documentos. O município tem uma demanda de pelo menos mil títulos. De acordo com o Secretário Manoel Costa, o processo de titularização é bastante simples e depende muito da participação dos prefeitos.

SONORA:

Manoel Costa

C: “Isso ocorre em todos...”

T: “... econômica no município.”

NOTA PÉ:

Até o momento 220 cidades já firmaram convênio com a Secretaria para entrega de títulos urbanos. Mais informações pelo telefone (31) 3284- 3434, ou pelo site www.reformaagraria.mg.gov.br.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Débora Caram