13h26min - 08 de Janeiro de 2010 Atualizado em 10h20min - 26 de Junho de 2013

None

Tamanho: 2,1 MB

CABEÇA:

Dezessete mil e quinhentos hectares de mata nativa foram recuperados em Minas Gerais no ano agrícola 2008/2009. O dado é do Instituto Estadual de Florestas, que por meio de Projeto Estruturador Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica, plantou três milhões e 500 mil mudas e beneficiou cinco mil e 500 produtores rurais. O projeto é realizado em parceria com prefeituras, organizações não governamentais e com os próprios produtores, já que o estado possui cerca de 700 mil propriedades rurais em seu território. Todo ano o Governo de Minas investe cerca de 10 milhões de reais na proteção de nascentes, matas ciliares e de topo de montanha, o que evita erosões e garante a biodiversidade no estado. O diretor de Desenvolvimento e Conservação Florestal do IEF, Luis Carlos Vale, faz balanço positivo das ações.

SONORA:

Luis Carlos Vale

C: “Nos terminamos o ano...”

T: “... para este trabalho.”

NOTA PÉ:

A meta para 2010/2011 é recuperar 22 mil hectares de vegetação nativa. A partir de março deste ano, entra em vigor a Bolsa Verde, um incentivo que será pago aos produtores rurais que protegerem áreas dentro de suas propriedades. Para mais informações e para se cadastrar junto ao IEF, procure o escritório mais próximo de sua cidade ou entre no site www.ief.mg.gov.br.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Ivana Fonseca