16h46min - 17 de Junho de 2009 Atualizado em 23h39min - 30 de Junho de 2013

None

Tamanho: 1,9 MB

CABEÇA:

A Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, foi escolhida uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo. Construída na segunda metade do século XVIII, a Igreja tem a elegância e a leveza do estilo Rococó. Considerado uma obra-prima da arte colonial brasileira, o prédio reúne trabalhos dos dois maiores artistas da época. O projeto arquitetônico, a fachada, os púlpitos e as esculturas no interior da igreja são de Antônio Francisco de Lisboa, o famoso Aleijadinho. Já o colorido das imagens em alto relevo e a magistral pintura da assunção de Maria no forro são de Manoel Cláudio Ataíde, o grande mestre da pintura barroca. O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, fala da importância do título para trazer mais turistas para Minas.

SONORA:

Ângelo Oswaldo

C: “Quem viaja...”

T: “... aqui até hoje”.

NOTA PÉ:

27 monumentos e edifícios de 16 países participaram do concurso, que recebeu, pela Internet, cerca de 240 mil votos. O Brasil tem duas das sete maravilhas. Além da igreja em Ouro Preto, o convento de São Francisco e Ordem Terceira, em Salvador, na Bahia, também foi vencedor.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Ivana Fonseca