Agricultura

14h23min - 08 de Julho de 2009 Atualizado em 13h33min - 26 de Junho de 2013

Indústria vai pagar mais pelo café das propriedades do Certifica Minas

Tamanho: 2,8 MB

CABEÇA:

Os produtores de café cadastrados no programa Certifica Minas, programa criado pelo Governo de Minas para atestar as boas práticas agrícolas, vão receber até 25 por cento a mais sobre o preço de mercado. De acordo com o convênio assinado entre o governo de Minas e a Associação Brasileira de Indústria de Café, os produtores com classificação superior vão receber 312 reais 50 centavos por saca, ao invés dos 250 reais taxados no mercado O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, destaca que o Certifica Minas é um grade incentivo para que os produtores produzam um café de melhor qualidade, o que possibilita aumentar as vendas.

SONORA:

Gilman Viana

C: “Ganhar mercado...”

T: “... melhor renda.”

OFF:

Os produtores de café cadastrados no Certifica Minas recebem orientações gratuitas da Emater para adequar as propriedades às normas de certificação. São cerca de 90 itens que devem ser obedecidos para obter a aprovação que passa por uma certificadora de reconhecimento internacional. O diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária e gerente do Certifica Minas, Altino Rodrigues Neto, lembra que o programa valoriza os produtos mineiros e estimula a iniciativa privada.

SONORA:

Altino Rodrigues Neto

C: “O Certifica Minas...”

T: “... riqueza mineira.”

NOTA PÉ:

Atualmente 383 propriedades cafeeiras estão certificadas. Até o final do ano, Minas terá 800 propriedades aprovadas pelo Certifica Minas.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Fabiano Frade