15h07min - 28 de Março de 2008 Atualizado em 18h56min - 29 de Junho de 2013

Ipem quer fortalecer o setor de feiras livres no Estado

Tamanho: 1,7 MB

CABEÇA:

As feiras livres são as principais alternativas de comércio em muitas cidades mineiras. Essa é uma antiga tradição que há anos garante o sustento de produtores rurais, comerciantes e artesãos. Uma atividade que gera emprego e renda e muitas vezes é também um local de lazer, cultura e ponto de encontro da população local. Mas esses espaços estão diminuindo a cada dia por causa da concorrência com supermercados. E é isso que o Instituto de Pesos e Medidas de Minas quer evitar. De acordo com o diretor Geral do Ipem, Tadeu Mendonça um dos motivos que pode estar diretamente ligado a essa diminuição é a falta de aplicação de normas de qualidade, o que pode estar afastando os consumidores. Segundo ele, grande parte das multas aplicadas pelo Instituto é para esses comerciantes que trabalham fora da legalidade. Tadeu Mendonça explica que o Ipem está firmando parcerias com prefeituras e iniciativa privada para capacitar os feirantes e fortalecer o setor.

SONORA:

Tadeu Mendonça

C: “Na medida em que...”

T: “... incidência de multas.”

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Débora Caram