Minas por Região
Meio Ambiente

11h50min - 19 de Janeiro de 2010 Atualizado em 10h25min - 26 de Junho de 2013

Lixões foram extintos em 447 municípios mineiros

None

Tamanho: 2,3 MB

CABEÇA:

Especialistas em meio ambiente são bem claros em afirmar: lixão não é saída para disposição de resíduos, é descaso. Em Minas Gerais um programa tem realizado ações junto aos municípios para reduzir o número de lixões. Implantado em 2003, o programa Minas sem Lixões já conseguiu importantes avanços. 50,2 por cento dos municípios mineiros têm sistemas adequados e regularizados de disposição de lixo. O gerente de Saneamento Ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente, Francisco Pinto Fonseca, lembra que em 2001, só 19,2 por cento dos municípios estavam adequados.  Ele explica o mal que o lixão pode propiciar para o meio ambiente

SONORA:

Francisco Pinto Fonseca

C: “A pior situação...”

T: “... desse lixão.”

OFF:

A meta do programa é reduzir em até 80 por cento o número de lixões em todo o Estado. O “Minas sem Lixões” orienta os municípios, mas também monitora para evitar que os sistemas que hoje funcionam regularizados, voltem à condição de lixão. O gerente de Saneamento da Feam destaca quais são os melhores caminhos para uma disposição de resíduos sólidos urbanos com qualidade.

SONORA:

Francisco Pinto Fonseca

C: “Uma situação...”

T: “... saúde ambiental.”

NOTA PÉ:

Quando o assunto é regularização de aterros sanitários, um dado da Organização Mundial de Saúde chama a atenção: a cada um real investido pelo município em saneamento, 4 reais  ele deixa de investir em saúde, podendo assim investir em outras áreas. 

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Fabiano Frade

TEMPO: 2’30’'

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato