11h51min - 30 de Outubro de 2007 Atualizado em 04h36min - 01 de Julho de 2013

None

Tamanho: 2,4 MB

CABEÇA

A cidade de Salinas, no Norte de Minas, umas das maiores produtoras de cachaça do país, terá um museu dedicado à bebida. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura, que vai investir cerca de 4 milhões de reais. O convênio já foi assinado com a prefeitura do município.

O Museu vai abrigar, desde as formas de produção, até a comercialização e consumo, possibilitando ao visitante conhecer o processo de fabricação e histórico da bebida, além de outras atividades, como explica Ronaldo Barbosa, um dos idealizadores do projeto:

SONORA:

Ronaldo Barbosa

C: “O museu primordialmente...”

T: “...seus trabalhos.”

OFF

Existem no Brasil aproximadamente 45 mil produtores de cachaça. Em 2001, a cachaça foi instituída, por meio de decreto presidencial, como bebida nacional. Em Minas, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – está em processo de registro da cachaça como patrimônio imaterial.

A Secretária de Cultura do Estado, Eleonora Santa Rosa, fala da importância da descentralização da cultura mineira, com a implantação do Museu da Cachaça em Salinas:

SONORA:

Eleonora Santa Rosa

C: “É uma prova ...”

T: “...negócio da cachaça.”

ASSINATURA

Agência Minas/repórter Guilherme Barbosa