Minas por Região
Agricultura

13h55min - 01 de Julho de 2009 Atualizado em 04h03min - 29 de Junho de 2013

Queijo vendido na Ceasa vai seguir normas de produção

None

Tamanho: 2,4 MB

CABEÇA:

O queijo de fazenda, um dos símbolos da mineiridade, vai ter que se adequar às normas de produção, transporte e comercialização para continuar a ser vendido na Ceasa Minas. O Termo de Ajuste de Conduta que foi assinado entre o Ministério Público de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Estado de Saúde e produtores, prevê um prazo de dois anos para adequação a todas as exigências. De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, o processo de adequação é dividido em três fases.

SONORA:

Gilman Viana

C: “ O prazo tem...”

T: “.... se adequarem.”

OFF:

Entre as obrigações estão a colocação de etiqueta nos produtos, indicação sobre data de fabricação, validade e propriedade de procedência, além nome do produtor. Só poderão ser comercializados os derivados do leite cuja produção tiver sido autorizada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária. Gilman Viana lembra que a produção melhorada contribui para que os pequenos produtores continuem na atividade, oferecendo queijos sem risco de contaminação.

SONORA:

Gilman Viana

C: “Ele protege o consumidor...”

T: “... comércio imperfeito.”

NOTA PÉ:

Os produtores que não se adequarem dentro dos prazos deixam de comercializar. O Estado está oferecendo recursos do BDMG e incentivando a criação de cooperativas com mais produtores fabricando o mesmo produto.

ASSINATURA:

Agência Minas/repórter Fabiano Frade

TEMPO: 2’38”

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato