Social | Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

18h49min - 22 de Julho de 2013 Atualizado em 18h48min

Terceira etapa do projeto “10envolver” beneficia população do Vale do Mucuri

Municípios de Novo Oriente de Minas e Setubinha vão receber ações da Ouvidoria-Geral do Estado e do Ministério Público

Tamanho: 1,8 MB

O projeto “10envolver”, iniciativa do Ministério Público, por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), vai promover uma nova etapa no Vale do Mucuri. Moradores dos municípios de Novo Oriente de Minas e Setubinha poderão participar de ações sociais, inclusive de saúde, e receber orientações jurídicas, por meio de atividades promovidas pela Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG) e pelo próprio Ministério Público do Estado.

Nas duas cidades, a OGE irá registrar reclamações, denúncias, sugestões e elogios da população sobre os serviços públicos oferecidos pelo Governo de Minas. O Ministério Público irá promover palestras e fornecer orientações sobre pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, guarda de filhos e separação judicial.

Além destes serviços, os moradores de Novo Oriente de Minas e Setubinha poderão aproveitar a oportunidade para emitir diversos documentos, como certidão de nascimento, de casamento de óbito, carteira de identidade e de trabalho, habilitação de seguro-desemprego, além de se cadastrarem para vagas do Sistema Nacional de Emprego, por meio do Sine Móvel.

Nas duas primeiras cidades visitadas pelo projeto, Gameleiras e Pai Pedro, as ações conjuntas do Governo de Minas, da OGE e do Ministério Público tiveram a participação de mais de 5 mil pessoas. Na segunda etapa do “10envolver”, a visita do MP Itinerante às cidades de Indaiabira e Fruta do Leite também foi muito movimentada. Segundo o ouvidor-geral do Estado, Fábio Caldeira, a retirada de documentos, orientações jurídicas e as atividades sociais têm sido as ações mais procuradas pela população.

As cidades de Bonito de Minas, no Norte de Minas, Monte Formoso, no Vale do Jequitinhonha, e Bertópolis e Crisólita, no Vale do Mucuri, ainda serão visitadas pelo projeto “10envolver”.

A iniciativa faz parte do Projeto Ministério Público Itinerante, ação do Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), que visitará dez municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. A iniciativa conta com as parcerias das secretarias de estado de Saúde (SES), de Trabalho e Emprego (Sete) e deDesenvolvimento Social (Sedese), que também promovem ações nas cidades.

Novo Oriente de Minas

Local: Quadra Municipal, Praça São Paulo, S/N, no Centro.

Dia: 23 de julho, terça-feira

Setubinha