17h12min - 03 de Outubro de 2008 Atualizado em 03h17min - 27 de Junho de 2013

4ª Inovatec leva mais de 10 mil visitantes ao Expominas

BELO HORIZONTE (02/10/08) - Foi encerrada nessa quinta-feira (2), no Expominas, em Belo Horizonte, a 4ª Inovatec - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, evento organizado pela Minasplan e que teve o apoio oficial do Governo de Minas, por meio do Sistema de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com a Minasplan, a edição 2008 da Inovatec recebeu aproximadamente 10 mil pessoas do dia 29 de setembro a 2 de outubro. Para o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, a avaliação é muito positiva, uma vez que a feira conseguiu reunir mais empresários atentos à inovação.

A 4ª Inovatec demonstrou crescimento em relação à edição anterior, inclusive no número de estandes, que chegou a 51. O público de 10 mil pessoas superou as expectativas de Nelson Cunha, da organização do evento, uma vez que é formado por interessados na área de tecnologia e de inovação. Além de pesquisadores e estudantes de pós-graduação, a feira atraiu estudantes de escolas técnicas e superiores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e do interior do Estado. Durante quatro dias, Minas atingiu o seu objetivo ao mostrar produtos, equipamentos e pesquisas apresentados por empresas, universidades e instituições de ensino e pesquisa.

“Estamos no caminho certo, evidenciando o quanto Minas tem se preocupado com a criação de um ambiente favorável à inovação. A Inovatec, a cada ano que passa, se torna melhor, com a presença dos agentes que fazem o conhecimento: pesquisadores, estudantes de pós-graduação e empresários que, juntos com o poder público, viabilizam o processo de inovação na indústria mineira”, assegurou Vilela.

O secretário ressaltou que a feira vai continuar avançando, buscando novas motivações e atrações, inclusive para o ano que vem, quando o país-convidado será a França. Contudo, neste ano, houve um número maior de empresários e o envolvimento positivo da Fundação Dom Cabral, Instituto de Inovação, Fiemg, IEL e Sebrae, entre outras organizações e empresas pequenas, médias e grandes. “Esse é o ambiente que queremos incentivar os empresários para acreditarem no potencial de Minas para que tenhamos o maior número de produtos e processos inovadores”, destacou.

Parceria internacional

Nesta edição, a Inovatec contou com a participação da Itália como país-convidado. Empresas italianas apresentaram diversos produtos e processos. No ano que vem, a França vai trazer empresas e instituições voltadas para a inovação. Em 2010, a expectativa é de que os Estados Unidos sejam os parceiros da feira mineira de divulgação da ciência, tecnologia e inovação, que se consolida como uma das mais importantes do Brasil.

“Neste mundo globalizado, você não faz mais nada de caráter local, mas internacional”, concluiu Vilela, para quem a inovação em Minas é um caminho sem volta, sobretudo pela vontade política do governador Aécio Neves, do vice-governador Antonio Augusto Anastasia e do secretário da Sectes Alberto Portugal.