13h31min - 17 de Novembro de 2010 Atualizado em 12h36min - 30 de Junho de 2013

Aberje premia trabalhos desenvolvidos pela Copasa

BELO HORIZONTE (17/11/10) - A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foi uma das vencedoras do Prêmio Aberje 2010 - Regional Minas Gerais e Centro-Oeste. O prêmio destaca as melhores práticas de comunicação organizacional. A Companhia foi premiada nas categorias Mídia Audiovisual, com o vídeo “Os rios de Minas e os seus caminhos”, e Comunicação de Programas voltados à Sustentabilidade Empresarial, com o “Programa Chuá”. Esses mesmos trabalhos estão concorrendo, agora, ao Prêmio Aberje Nacional.  O resultado dessa etapa será divulgado no próximo dia 25 de novembro.

O “Rios de Minas” é um filme institucional que busca sensibilizar as pessoas sobre a importância do potencial hídrico do Estado e o papel de cada um frente à preservação dos rios mineiros. O filme apresenta a dimensão, a abrangência, a diversidade e a interdependência das bacias de Minas Gerais em um contexto nacional. A intenção é despertar nos mineiros um sentimento de orgulho em relação ao potencial e à grandiosidade do Estado.

Como forma de mostrar seu caráter educativo, o filme Rios de Minas é exibido no Aquário da Bacia do São Francisco - o primeiro aquário temático de água doce do Brasil, localizado no zoológico de Belo Horizonte - em palestras e apresentações feitas pela empresa em eventos externos.

O outro trabalho premiado - o “Programa Chuá” - tem por objetivo levar informações sobre educação sanitária e ambiental ao público escolar, e conscientizar os estudantes sobre a importância dos cuidados com a água, com a destinação adequada do lixo, higiene pessoal, entre outros temas importantes para a formação de cidadãos mais responsáveis e conscientes.

A Copasa sempre manteve um forte vínculo com as instituições de ensino e o público escolar. Para atender às solicitações das escolas foi criado, em 1986, o Programa de Visitas Escolares às Estações de Tratamento de Água em diversos municípios mineiros. Essa ação marcou o início da política ambiental da Companhia, permitindo a vivência, pelos alunos, da teoria ministrada em sala de aula.

Em 1992, o Programa de Visitas foi ampliado e recebeu o nome de Projeto Chuá, sendo todo reformulado. Além de receber os alunos nas suas instalações, a Copasa passou a realizar ações nas próprias escolas, abrangendo o público infantil e incentivando a produção de conhecimento dos estudantes.

Por meio do Projeto Chuá era realizado um concurso onde os estudantes eram estimulados a produzir uma cartilha empregando o tema “Água”, após visitarem as Estações de Tratamento. Uma comissão julgadora formada por profissionais ligados às Artes, Publicidade e Educação avaliava os materiais produzidos pelos estudantes. Os três melhores trabalhos eram premiados.

Em 2009, o Projeto Chuá ganhou uma nova roupagem. Buscando aprimorar a qualidade do apoio à educação, foi feita uma grande reestruturação no Projeto, que se transformou no Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental. A partir daí, foram feitas diversas mudanças tanto nos seus processos internos quanto de seu material didático, que passou a abranger, além das questões sobre a água no planeta, saneamento básico e doenças de veiculação hídrica, importantes informações sobre bacias hidrográficas e sustentabilidade.

O Show Chuá que traz jogos de estratégia, perguntas e respostas que orientam sobre as questões de proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável também faz parte do Programa. Além de serem realizados nas escolas em datas especiais (Dia Mundial da Água, do Meio Ambiente, entre outros), os jogos também estão disponibilizados no site da Copasa.

Desde a criação do Programa Chuá, a Copasa levou às suas Estações de Tratamento mais de um milhão de alunos. Somente em 2009, mais de 120 mil estudantes dos 40 distritos operacionais atendidos pela Companhia participaram do Programa.

A Copasa

As principais atividades da empresa compreendem o planejamento, a elaboração de projetos, a execução, ampliação, remodelagem e a exploração de serviços de saneamento, principalmente serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Adicionalmente, a companhia conduz atividades de cooperação técnica em diversos municípios do Estado de Minas Gerais, inclusive naqueles que não possuem concessões, bem como junto ao setor privado.

A Copasa atua em mais de 600 municípios de Minas Gerais, o terceiro estado economicamente mais produtivo do País. Suas ações são negociadas desde fevereiro de 2006 no Novo Mercado, segmento máximo de governança corporativa da BM&F Bovespa, sob o código CSMG3.