15h14min - 17 de Julho de 2013 Atualizado em 15h15min

Ações de combate à dengue mobilizam moradores dos municípios de João Pinheiro e Turmalina

Secretaria de Estado de Saúde realiza diversas atividades em várias cidades do Estado para sensibilizar a população sobre a importância de combater o mosquito

Alunos da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, em João Pinheiro, Noroeste de Minas, participaram de um passeio ciclístico promovido pela equipe de mobilização social de combate à dengue da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A ação contou com a participação de mais de 200 pessoas.

A escola disponibilizou bandanas e faixas para os alunos com a mensagem “Minha Cidade sem Dengue – a E.E. Tancredo de A. Neves abraça essa ideia”. O percurso foi animado com carros de som e motocicletas que tocaram a música tema da campanha, além de informações sobre sintomas e como eliminar o mosquito.

Durante todo o trajeto, Polícia Militar garantiu a segurança dos ciclistas. Um dos parceiros da SES, Secretaria Municipal de Saúde de João Pinheiro, forneceu água mineral para a hidratação dos participantes. Na chegada, ocorreram atividades físicas e orientações aos alunos de como praticar esportes de maneira correta.

Ações contra a dengue em Turmalina

Com aproximadamente 20 mil habitantes, o município do Vale do Jequitinhonha recebeu a equipe da SES e acompanhou durante uma semana ações de conscientização e eliminação dos focos do mosquito. Nome de pedra semipreciosa, Turmalina tem na cerâmica o ponto forte da economia local. Uma das maiores fábricas da região, a cerâmica Forte, com cerca de 400 funcionários, recebeu a visita da equipe da SES.

Foram realizadas duas palestras educativas sobre como eliminar o foco do mosquito, além de orientar os trabalhadores sobre o prejuízo do afastamento do serviço por causa da doença. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro. Houve ainda distribuição de material informativo da campanha e a promessa dos empregados de dar continuidade à ação por meio da divulgação das orientações a todos os demais funcionários do grupo.

Este foi apenas um dos trabalhos da equipe de mobilização em Turmalina. O Dengue Móvel também esteve presente e a população teve a oportunidade de trocar objetos que acumulam água por material escolar. Além disso, aconteceu o evento “Minha Cidade Sem Dengue”, atividade cultural que dá visibilidade às ações, envolvendo toda a comunidade local.