Minas por Região
Turismo

12h31min - 23 de Fevereiro de 2006 Atualizado em 11h17min - 24 de Junho de 2013

Ações do Governo de Minas incrementam turismo em todo Estado

Minas Gerais vem demonstrando que tem muito mais a oferecer aos turistas, além da sua riqueza histórica, como o barroco, marca registrada das igrejas. O Estado já está no caminho de ser um dos mais promissores para o desenvolvimento do turismo, também, pelo acervo cultural, parques e reservas ecológicas.

BELO HORIZONTE (23/02/06) - Minas Gerais vem demonstrando que tem muito mais a oferecer aos turistas, além da sua riqueza histórica, como o barroco, marca registrada das igrejas. O Estado já está no caminho de ser um dos mais promissores para o desenvolvimento do turismo, também, pelo acervo cultural, parques e reservas ecológicas, sua forte vocação para o turismo de negócios e de eventos e pela tradicional hospitalidade do povo mineiro.

Atualmente, Minas Gerais encontra-se em quarto lugar como maior destino turístico brasileiro, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, conforme último levantamento feito pela Fundação de Pesquisa da Universidade de São Paulo (Fipe/Usp). Com as ações realizadas pelo Governo de Minas, a previsão é de que o Estado pode se transformar no terceiro maior pólo receptivo do turismo nacional na próxima pesquisa a ser divulgada em março.

A secretária municipal de Cultura de Mariana, Mirian Magalhães Rocha, comenta que em 2005, somente na histórica cidade de Mariana, houve um aumento do número de turistas, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro, de 60% em relação aos últimos três anos. “O mais importante é que o turista vem à cidade durante todo ano e não apenas no Carnaval ou na Semana Santa. Nossa expectativa é que este índice aumente cada vez mais.”

A secretária acredita que vários fatores estão contribuindo para o avanço do turismo em Minas. “A começar pela iniciativa que o governador Aécio Neves teve, de dar um impulso no turismo, cuja política é a de transformar o segmento em principal indutor da economia estadual. Nesta gestão, o governo deu maior valorização para cidades, como Barão de Cocais, Rio Acima, Catas Altas, que não eram tão comentadas no meio turístico. Além disto, a criação do Instituto Estrada Real, lançado pelo governador em 2004, vem contribuindo gradativamente com o desenvolvimento do turismo em Minas, principalmente com um trabalho de divulgação de tudo que nosso Estado tem a oferecer em todas as áreas”, diz a secretária Mirian Rocha.

Programas de incentivo criam mais hotéis

Com o crescimento do número de turistas, os empresários que já atuavam no ramo hoteleiro tiveram que incrementar seus negócios enquanto outros entraram para o mercado, aproveitando todas as oportunidades oferecidas com a certificação, pelo Governo de Minas, de circuitos turísticos, dando oportunidades de investimentos. Até 2004, Mariana tinha seis hotéis e pousadas e hoje já são 16 para atender o turista de todo o país. Minas têm 26 circuitos reconhecidos e a meta é atingir 52, abrangendo 663 das 853 cidades mineiras. É um dos mais importantes programas do Governo de Minas e, instituídos regionalmente, são geridos por pessoas da própria região que conhecem suas potencialidades e carências.

Mariana, a 111 km de Belo Horizonte, além de suas igrejas centenárias, tem várias opções para os turistas, como a única mina de ouro aberta à visitação pública no mundo, complexo de esportes radicais onde se pode praticar rapel, arborismo, escaladas e tirolesa, e ainda cachoeiras. A partir de 21 de abril, a cidade vai contar com a Maria Fumaça que fará o trajeto entre Mariana e Ouro Preto.

Desde o lançamento do Instituto Estrada Real – parceiro do Governo de Minas – o diretor-geral do programa, Eberhard Hans Aichinger, reconhece que o Estado vem, realmente, ganhando novos ares. “Ainda que somente agora estejam sendo levantados os indicadores de crescimento do fluxo turístico, percebi, percorrendo frequentemente os Caminhos Velho, Novo e dos Diamantes, que algo mudou, e para melhor. Como destaque, cito o que ocorreu em Ipoema, distrito de Itabira, e no restaurante Café com Prosa, em Entre Rios de Minas.”

Nestes dois locais, Eberhard destaca que a implantação do Estrada Real gerou efeitos positivos. “Em Ipoema, existiam quatro pousadas com 40 leitos com baixa ocupação. Hoje são 15, administradas por pessoas da comunidade, com capacidade para 160 turistas e que ficam ocupadas todo final de semana. Já o Café com Prosa, em Entre Rios de Minas, triplicou o faturamento a partir da colocação de um pórtico nas proximidades. Ouro Preto já registra um aumento médio de 20% do número de turistas e Diamantina vem recebendo 15% a mais de visitantes.”

Atrações e investimentos

Em Ipoema, a diretora do Museu do Tropeiro, Eleni Cássia Vieira, destaca que a iniciativa do Governo de Minas de valorizar o turismo no Estado promoveu o aumento dos investimentos. “O governador Aécio Neves teve o cuidado de perceber que a saída para Minas estava em resgatar os nossos valores culturais e históricos. Devemos reconhecer que a decisão de incrementar o turismo foi excelente, concedendo certificados para os circuitos e criando o Instituto Estrada Real, criando incentivos para fomentar o turismo. Em parcerias, como esta do Governo de Minas, nos fortalecemos.”

Quem visita o distrito de Ipoema está interessado não apenas na história do Museu do Tropeiro, com acervo de 500 peças. “O turista vem atrás de cultura, de valores regionais, da culinária e costumes do povo da região. Procura também o ecoturismo. Ninguém aparece no distrito para depredar, mas para preservar, respeitar, cuidar de tudo que a natureza tem a oferecer e se integrar com a comunidade. O Governo de Minas teve esta sensibilidade de perceber que nosso Estado possui uma riqueza de patrimônio cultural incomparável”, diz Eleni Vieira.

O secretário de Estado de Turismo, Herculano Anghinetti, informou que com a decisão do governo de dar maior impulso ao turismo, a secretaria conseguiu atuar mais agressivamente no mercado nacional e internacional, participando de feiras, seminários e congressos, voltados para o incremento do fluxo turístico em direção a Minas Gerais. “Com base em pesquisa da Associação Brasileira de Indústria Hoteleira, sabe-se que o índice de ocupação em hotéis subiu de 39% para 65%, o que demonstra o avanço do turismo em nosso Estado”, diz o secretário.

Agência Minas

Telefone: (31) 3250-7116

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato