Copa do Mundo

21h06min - 26 de Maio de 2011 Atualizado em 00h27min - 29 de Junho de 2013

Ações para a Copa 2014 são apresentadas em seminário internacional

BELO HORIZONTE (26/05/11) - O Seminário Internacional de Direito Esportivo, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB/MG), contou, nesta quinta-feira (26), com a participação da Secretaria de Estado de Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). No segundo dia do encontro, estiveram presentes o gerente da Secopa, Eder Campos, o presidente do Comitê Executivo Municipal para a Copa, Tiago Lacerda, membros do Legislativo municipal e da OAB. O debate teve como tema a estrutura e a preparação do Estado e capital mineira para sediarem a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações, em 2013.

“Temos a responsabilidade de realizar melhorias que sejam perenes para a sociedade e também de exportar uma imagem positiva através de ações inteligentes que serão implementadas pelo Governo de Minas e prefeitura para a Copa de 2014”, explicou Eder Campos. O gerente da Secopa também apresentou aos presentes o modelo de gestão compartilhada entre o Estado e a iniciativa privada para as obras de modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão). Segundo o formato, cabe ao Governo o controle e monitoramento das obras mediante indicadores de desempenho e sanções definidos em contrato. “A tendência é de participação pública cada vez menor nesses investimentos de infraestrutura esportiva. A iniciativa privada sabe fazê-lo e cuida disso muito bem”, disse.

As obras do estádio foram divididas em três etapas. As duas primeiras receberam aporte público de R$ 11,7 milhões do Tesouro do Estado. A terceira e última, com previsão de conclusão para dezembro de 2012, tem orçamento de R$ 654 milhões a cargo da empresa Minas Arena.

O presidente da Comissão de Direito Esportivo da OAB-MG, Lúcio Aparecido Sousa, destacou a democratização da informação como uma das principais prioridades neste momento que antecede o evento esportivo de 2014. “É importante fomentar tais debates para promover a multiplicação das informações”, disse.

O seminário contou, ainda, com a participação do desembargador Eduardo Machado Costa, que proferiu a palestra “Torcedores e Dirigentes: Direitos e Deveres”. Nesta sexta-feira (27), último dia do evento, os temas serão o papel da imprensa esportiva e a Lei Geral sobre o Desporto.