Segurança / Defesa Social

18h48min - 04 de Dezembro de 2014 Atualizado em 18h47min

Adolescentes de centros socioeducativos de Minas têm oficinas com artista francês

A ação é fruto de uma cooperação cultural entre o Conselho Regional do Nord-Pas-de-Calais da França e o Governo de Minas para proporcionar práticas teatrais

Adolescentes das Casas de Semiliberdade Planalto, Letícia e Santa Amélia, da capital, participam durante toda esta semana, de forma voluntária, das oficinas teatrais do diretor francês Thierry Pouquet, com o tema Renascimento. “Em algum momento da vida as pessoas morrem e renascem”, explica o diretor. Baseado nesta ideia, ele motivou os alunos a criar situações cênicas inspiradas no tema.

A ação é parte de um projeto de cooperação cultural entre o Conselho Regional do Nord-Pas-de-Calais da França e o Governo de Minas, que tem entre seus objetivos proporcionar práticas teatrais que despertem reflexões sobre situações de vida e da sociedade brasileira.

De acordo com a subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Gisele da Silva Cyrillo, este é um projeto muito bem-vindo, pois privilegia de maneira extremamente qualificada, um eixo cultural obrigatório da medida socioeducativa. “A ideia da morte e do renascimento provoca uma importante reflexão para os jovens. Especialmente no momento particular vivido durante o cumprimento de medida. Eles se veem instados a reconstruir, a partir da privação de liberdade e do processo de responsabilização, uma nova postura para com sua liberdade e sua forma de atuação na sociedade”, comenta.

O resultado das atividades artísticas, da qual participam 11 jovens que cumprem medidas no Sistema Socioeducativo, será apresentado no Teatro Marília, centro de Belo Horizonte, no dia 15 de dezembro, em conjunto com estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As situações teatrais e entrevistas sobre as histórias de vida dos jovens brasileiros serão apresentadas também na Bienal de Arte Contemporânea de Lille 3000, em dezembro de 2015 na França, na qual o tema é "Renascença" e Thierry realiza um projeto de práticas artísticas urbanas com centenas de participantes.

Experiência internacional

Thierry Poquet obteve uma bolsa da região Nord-Pas-de-Calais que lhe permitiu entrar em contato com artistas, produtores e instituições de Minas Gerais, no intuito de iniciar um projeto artístico e cultural em Belo Horizonte. Estes diversos encontros com instituições, estruturas, artistas e pesquisadores permitiu ao diretor delinear e propor um projeto de residência de artista.

Em junho deste ano, ele dirigiu o espetáculo de abertura do 20º Festival de Músicas Sagradas do Mundo, no Marrocos. Em 2013, no mesmo país, realizou uma adaptação do Apontamentos para uma Orestia Africana, de Pier Paolo Pasolini, na antiga Medina d'Azemmour e criou junto com o coreógrafo Juha Marsalo o jantar-espetáculo Ambouctou!

Em anos anteriores, Thierry Poquet trabalhou como compositor de música cênica, diretor artístico do Festival Fuites de Jazz (Douai), diretor técnico do Festival de Lille e do Festival de Músicas Contemporâneas de Romans. Fundou e dirigiu o Coletivo Organum, uma companhia de teatro de rua e ainda atuou como professor no Centro Nacional de Artes do Circo em Châlons-en-Champagne, na Academia Fratellini, e na Escola Nacional de Circo de Montreal no Québec, Canadá.