Segurança / Defesa Social

16h50min - 28 de Novembro de 2014 Atualizado em 16h53min

Adolescentes do Centro Socioeducativo de Justinópolis expõem trabalhos em feira

A 4ª Multi Feira Semana de Educação para a Vida ocorreu entre os dias 24 e 28 de novembro

“Esse foi o primeiro computador construído pelo Bill Gates.” Assim começou a visita pela 4ª Multi Feira realizada pela Escola de Ensino Fundamental e Médio do Centro Socioeducativo de Justinópolis. Guiada por dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa na unidade, o passeio iniciou pelo estande sobre o consumo e tecnologias: “isso aqui se chama disquete, antigamente eles usavam para gravar as coisas”, disse um dos jovens. Além de exibir as peças confeccionadas sobre os temas trabalhados ao longo do semestre, os adolescentes ainda interagiram com outros colegas, família e alunos de outras escolas convidadas.

“Essa é a quarta vez que realizamos a feira e percebemos que o trabalho feito tem muita relação com a Semana de Educação para a Vida, exigida para todas as escolas de ensino fundamental e médio. Então unimos as duas atividades”, explica a diretora da Escola de Ensino Fundamental e Médio da unidade, Marinete Azeredo. “Trabalhamos temas transversais em nosso projeto pedagógico, como a saúde, a história, a ética e a reciclagem, sempre com o incentivo da cultura e da música. Esse momento é muito importante, porque eles interagem com outros públicos e mostram o que são capazes de realizar.”

Falando em interagir, não faltaram explicações para os projetos. Os adolescentes, que apresentavam os trabalhos, falaram bastante sobre a reciclagem e preservação do ambiente. “Ninguém pensa em economizar, só em deixar a casa bonita, gastam tudo e o que não acham utilidade jogam fora. Eu fazia desse jeito, antes de aprender com os professores.”. Ao longo da semana, também foram trabalhados temas como bullying e violência, cultura de paz, preconceito e doenças sexualmente transmissíveis.

Outra apresentação importante na Multi Feira foi o livro de poesias feitos pelos adolescentes internados na unidade socioeducativa. “A poesia e a escrita são fundamentais para a expressão dos adolescentes. Através da escrita eles se sentem a vontade para expor o que está por detrás de sua história, de mostrar quem são”, conta a professora de gêneros literários, Zélia Rocha.

Por fim, os adolescentes interpretaram uma peça de teatro com o tema Paz e Violência, e também fizeram uma apresentação musical.

O diretor-geral do Centro Socioeducativo de Justinópolis destacou o papel dos eventos no cotidiano dos adolescentes. “Nosso objetivo é que estejam sempre em atividade; queremos mostrar outras possibilidades para que percebam que são capazes de fazer. E é muito importante ter professores que os motivam a isso.”

Acompanhamento familiar

Alguns pais também compareceram ao evento. Como Clemilce Marques, que fez questão de acompanhar o desenvolvimento do filho. “Ele é muito zeloso, até me deu um relógio que ele mesmo fez. E, no primeiro dinheirinho que ganhou fazendo atividades aqui, me comprou uma lembrancinha”, contou orgulhosa.

O filho, atencioso, mostrava aos irmãos menores todos os trabalhos da feira, explicava o funcionamento dos brinquedos feitos com objetos reciclados, oferecia doces e apresentava a família a colegas e professores.