Agricultura

15h15min - 06 de Novembro de 2008 Atualizado em 19h58min - 28 de Junho de 2013

Adutora da Copasa trará mais água para cidades da RMBH

BELO HORIZONTE (06/11/08) - Estão em pleno vapor as obras da Adutora Integração, que interligará o abastecimento de água do aeroporto de Confins e das cidades de Lagoa Santa, São José da Lapa e Vespasiano ao sistema integrado da bacia do rio Paraopeba. A adutora também será responsável pelo abastecimento do Centro Administrativo do Estado, no bairro Serra Verde, em Belo Horizonte, e aumentará a oferta de água para o Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As obras terão recursos de cerca de R$ 85 milhões.

O sistema Paraopeba, composto pelos sistemas Ibirité, Rio Manso, Serra Azul e Várzea das Flores, é um dos maiores da companhia, produzindo quase 50% da água distribuída na RMBH.

As populações das cidades de Lagoa Santa, São José da Lapa e Vespasiano já são atendidas. A idéia é oferecer benefícios adicionais, como maior regularidade e confiabilidade da distribuição de água.

Somente nesse empreendimento, a companhia está investindo cerca de R$ 65 milhões para implantação de 32 mil metros de adutora. Desses, mais de oito mil já foram implantados e o restante estará concluído até maio de 2009. Também está sendo feita uma adutora de reforço, que começa no bairro Xangrilá e vai até o reservatório Nova Pampulha, na capital, de onde partirá a adutora principal.

Inicialmente, as obras vão beneficiar aproximadamente 200 mil pessoas. A Copasa também está antecipando o crescimento econômico e populacional do Vetor Norte da RMBH e prevê adaptar o projeto inicial para atender a essa região.

Para isso, as obras da Adutora Integração já incluem a melhoria da oferta de água para as cidades ao norte de Belo Horizonte, por meio da ampliação da capacidade de armazenamento dos reservatórios Nova Pampulha e Céu Azul. Juntos, eles vão atingir praticamente o dobro da capacidade atual – de 23,7 milhões de litros para 46 milhões de litros.