17h11min - 19 de Março de 2007 Atualizado em 12h05min - 30 de Junho de 2013

Aécio apresenta Choque de Gestão de Segunda Geração a empresários em São Paulo

Governador de Minas apresentou, em São Paulo, para cerca de 300 empresários, o programa Choque de Gestão de Segunda Geração, do Governo do Estado, focado no controle da aplicação dos recursos públicos, na diminuição das diferenças regionais e na definição de metas e resultados a serem alcançados por todas as secretarias e órgãos do Estado.

SÃO PAULO (19/03/07) – O governador Aécio Neves apresentou hoje, em São Paulo, para cerca de 300 empresários, o programa Choque de Gestão de Segunda Geração, do Governo de Minas, focado no controle da aplicação dos recursos públicos, na diminuição das diferenças regionais e na definição de metas e resultados a serem alcançados por todas as secretarias e órgãos do Estado. Ele foi o palestrante durante encontro do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), formado por presidentes e vice-presidentes de grandes empresas nacionais e multinacionais.

Em sua palestra, o governador apresentou o novo modelo de gestão do Governo Minas, o Choque de Gestão de Segunda Geração, programa inovador no país, pelo qual o Estado passa a organizar suas ações por áreas de resultados que garantam à população serviços públicos com alta qualidade e máximo índice de cobertura com menores custos.

Segundo Aécio Neves, as secretarias e demais órgãos do Estado passam a ter como atributos a preocupação com a qualidade fiscal e com a gestão eficiente para a maximização do retorno social do gasto público. Para a implementação do programa, foram selecionadas 11 áreas que concentrarão os principais esforços do Governo do Estado e 50 projetos estruturadores. Cada um deles com seus indicadores, objetivos e utilização de técnicas gerenciais para avaliação e garantia de transparência e controle por parte da sociedade.

Resultados

O governador destacou também que a implementação da segunda geração do Choque de Gestão foi possível após os resultados alcançados na primeira etapa do programa, que aconteceu de 2003 a 2006. Por meio do Choque de Gestão, o Governo de Minas conseguiu sair de um déficit de 2,4 bilhão, em 2003, para um superávit de R$ 81 milhões, no ano passado.

Segundo Aécio Neves, a recuperação das contas públicas em Minas foi embasada pelo esforço no aumento da receita e no enxugamento dos gastos com a máquina pública. Entre as medidas para diminuir as despesas com a máquina, foram extintas secretarias e cargos em comissão, contingenciamento de 20% das despesas financiadas com recursos do Tesouro Estadual e redução no salário do governador de Estado.

Aécio Neves também destacou o programa de valorização do funcionalismo estadual, com a implantação de 122 planos de carreiras, beneficiando 390 mil servidores públicos e a adoção de novos concursos públicos. Por meio do Choque de Gestão, o Governo de Minas implantou também os acordos de resultados, fazendo com que a valorização profissional e salarial dos servidores fosse atrelada ao aumento da qualidade do serviço prestado à população e ao cumprimento de metas estabelecidas para cada secretaria e órgão do Estado.

O coordenador do Lide é o jornalista João Dória Jr. Entre os empresários presentes ao encontro estiveram os presidente Andrew Gray (Souza Cruz), Antonio Cássio dos Santos (Mapfre), Carlos Henrique Moreira (Embratel), Ernesto Silva (Femsa), João Carlos Regado (Golden Cross). Também participaram do encontro o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o senador Romeu Tuma, os deputados federais José Aníbal, Sílvio Torres, Duarte Nogueira e Vanderlei Macris.