22h00min - 26 de Novembro de 2008 Atualizado em 05h55min - 29 de Junho de 2013

Aécio defende ação para garantir desenvolvimento sustentável

O governador Aécio Neves participou da abertura do Fórum Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável - Diálogos da Terra, um dos mais prestigiados eventos internacionais de discussão da sustentabilidade. As principais discussões serão sobre a utilização dos recursos hídricos.

BELO HORIOZNTE (26/11/08) - O governador Aécio Neves participou, nesta quarta-feira (26), no Minascentro, em Belo Horizonte, da abertura do Fórum Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável - Diálogos da Terra, um dos mais prestigiados eventos internacionais de discussão da sustentabilidade do planeta. As principais discussões do encontro, que acontece até sexta-feira (28) vão girar em torno da utilização responsável dos recursos hídricos. Também serão debatidos temas ligados a mudanças climáticas, energia renovável, planejamento territorial, solidariedade e cooperação. No encerramento será divulgada a Carta de Minas Gerais, contendo propostas para reduzir o desperdício de água no planeta.

Em seu pronunciamento, o governador afirmou que o aquecimento global, as mudanças climáticas, a crescente escassez de água e a fome deixaram de ser ameaças para se tornar realidade em várias partes do mundo. Ele disse que globalização está mudando as relações no mundo e defendeu uma ação solidária e criativa dos governos para tentar reverter o quadro.

“Mais que nunca, é nos momentos de crise, como a atual, que temos a oportunidade de revisitar temas fundamentais ao futuro, e buscarmos soluções novas, criativas, eficientes e sustentáveis para problemas que a sociedade mundial enfrenta há décadas e que se agravam neste século. Nenhuma outra questão é mais central e urgente que a do meio ambiente”, disse ele.

Planejamento

Segundo o governador, estabelecer novos modelos de organização produtiva, econômica e social em bases sustentáveis é um dos maiores desafios que se colocam para os homens públicos e para o homem moderno. Ele disse que os problemas ambientais também são globais e precisam ser enfrentados por todos. Para o governador, a crise financeira internacional leva à reflexão sobre problemas que afligem a humanidade, como questões ambientais.

“Se vivemos agora uma crise financeira com conseqüência na economia do mundo inteiro, mais relevante ainda se torna tratarmos esse mundo de forma mais complexa. O que estamos percebendo é que, mais do que nunca, a globalização se faz presente em nossas vidas. Tratarmos de forma planejada, articulada com as mais respeitadas entidades do mundo, com outros países do mundo, com outros Estados do mundo sobre essa questão, sobre a questão do futuro, das águas em especial, é, na verdade, estarmos cumprindo com o nosso dever, tentando enxergar mais adiante do que aquilo que o nosso dia-a-dia conta”, afirmou o governador, em entrevista.

A abertura do evento contou com a presença do ex-presidente de Portugal Mário Soares, do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Israel Vargas, e de ambientalistas ilustres, como Mohan Munasinghe, que dividiu o Prêmio Nobel da Paz com Al Gore, no ano passado. O encontro está sendo realizado pela Green Cross Brasil, em parceria com a Fundação Renato Azeredo, e tem o apoio do Governo do Estado.

Esta é a primeira vez que o fórum se realiza na América Latina. Antes, aconteceu na França, Espanha, Estados Unidos e Austrália. Minas foi escolhida para sediar o evento, em 2008, por ser o estado brasileiro que possui grande biodiversidade ambiental e cultural, além de abrigar nascentes de importantes rios brasileiros. Por esta mesma razão, o fórum, em Belo Horizonte, recebeu o nome de “Diálogos da Terra no Planeta Água”. As conclusões do encontro, em Minas, farão parte da pauta do 5º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Istambul (Turquia), em 2009.

“Trata-se que um evento que tem repercussão no mundo inteiro. Estamos, na verdade, tratando do mais atual dos temas que é a questão ambiental focada naquilo que para Minas tem sido uma referência, que é a questão das águas. Estamos inserindo Minas em discussões da maior relevância, com representantes de várias partes do mundo. Se hoje tem implicações em vários países do mundo a falta de uma ação coordenada para a questão da ambiental, no futuro será o mais grave problema a ser enfrentado. Portanto, é Minas se colocando do lado daqueles que pensam com seriedade, com planejamento, de forma eu diria generosa o futuro da humanidade, o futuro do planeta”, disse Aécio Neves.

Prêmio Gestão Ambiental

Durante a abertura do Diálogos da Terra foi feita a entrega do Prêmio Gestão Ambiental (PGA) 2008, concedido pela União Brasileira para a Qualidade. É a terceira edição do prêmio que tem o objetivo de reconhecer e premiar empresas que se diferenciam pelo desenvolvimento de ações consistentes, dirigidas à promoção do desenvolvimento sustentável.

As vencedoras deste ano são a Arcelor Mital, de Juiz de Fora, e a Usina Hidrelétrica de Nova Ponte, da Cemig. As outras finalistas são a Valourec & Manesmann, Fiat Automóveis e Ale Combustíveis. As duas vencedoras destacaram-se especialmente pelo desenvolvimento de práticas de conservação ambiental que extrapolam as plantas industriais e envolvem toda a comunidade.

Em 2006, a vencedora foi a Belgo Arcelor, de João Monlevade, e em 2007 as vencedoras foram a Refinaria Gabriel Passos e a Tecelagem Santo Antônio da Cedro Cachoeira. O Governo de Minas apóia o prêmio por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico.