Minas por Região
Meio Ambiente

20h10min - 20 de Agosto de 2007 Atualizado em 07h57min - 01 de Julho de 2013

Aécio defende revitalização para salvar o São Francisco

O governador recebeu integrantes da Caravana em Defesa do rio São Francisco e do Semi-Árido contra a Transposição. Durante o encontro, Aécio defendeu mais uma vez a revitalização do rio São Francisco, inclusive socialmente, buscando atender as comunidades ribeirinhas, e a adoção de medidas alternativas para levar água a áreas desabastecidas do semi-árido brasileiro.

BELO HORIZONTE (20/08/07) – O governador Aécio Neves recebeu, nesta segunda-feira (20), no Palácio da Liberdade, integrantes da Caravana em Defesa do rio São Francisco e do Semi-Árido contra a Transposição. Durante o encontro, ele defendeu mais uma vez a revitalização do rio São Francisco, inclusive socialmente, buscando atender as comunidades ribeirinhas, e a adoção de medidas alternativas para levar água a áreas desabastecidas do semi-árido brasileiro. A caravana, iniciada em Minas Gerais, percorrerá outras 11 capitais brasileiras.

“É muito bom que esta caravana inicie por Minas Gerais, porque o Estado tem um papel estratégico. O Governo de Minas tem empenhado na discussão da revitalização do rio São Francisco e avançado na utilização adequada da nossa água. A revitalização precisa ter caráter social e tratar da inclusão das comunidades ribeirinhas”, afirmou o governador durante a reunião.

Aécio Neves ressaltou a importância do Projeto Estruturador Vida no Vale, alternativa criada pelo Governo de Minas para resolver o problema de falta de água e saneamento básico de 92 municípios do semi-árido mineiro, localizados no Nordeste do Estado. Segundo ele, o projeto, que receberá recursos de R$ 545 milhões, poderá ser uma referência para todo o restante do país.

“Existem alternativas sob o ponto de vista econômico e ambiental mais viáveis. Nós criamos em Minas Gerais o projeto Vida no Vale como uma solução para levar água ao semi-árido mineiro. Vamos investir mais de R$ 500 milhões para resolver um problema histórico do povo mineiro“, disse.

O projeto Vida no Vale beneficiará 731 mil pessoas de áreas urbanas e 489 mil de distritos e povoados localizados nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus. Para realizar o projeto de abastecimento de água do semi-árido mineiro, o governo criou recentemente a Copanor, subsidiária da Copasa para a região.

As tarifas de água e esgoto na região serão diferenciadas e mais baratas que as praticadas pela Copasa. As obras incluem construção de reservatórios, estações de tratamento de água e rede de distribuição, além de redes coletoras, interceptores e estações de tratamento de esgoto nas sedes dos municípios e em comunidades rurais.

Debate

Durante o encontro, Aécio Neves, acompanhado do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, ouviu as demandas dos ambientalistas que pediram seu apoio para ampliar o debate sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional do governo federal, o chamado projeto de transposição do rio. O governador defendeu que a bancada mineira no Congresso Nacional acompanhe as atividades da caravana em Brasília.

A caravana é formada por 18 ambientalistas e especialistas para promover discussões sobre o projeto do governo federal de transpor as águas do rio São Francisco. A partir de Belo Horizonte, o grupo segue para o Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Natal, visita à barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves (Açude Açu), visita ao Açude Castanhão. Em seguida, partem para Fortaleza, Recife, João Pessoa, Salvador, Aracajú e Maceió.

Participam da caravana ambientalistas e especialistas, além de representantes de comunidades indígenas e ribeirinhas do São Francisco de vários estados do Sudeste e Nordeste. Entre eles, estão o coordenador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer Lisboa; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Thomaz Mata Machado; o coordenador-executivo da Articulação no Semi-árido Brasileiro (ASA – Brasil), Luciano Silveira; o engenheiro João Suassuna; o vice-presidente do Sindicato dos Pescadores de Alagoas e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Toinho Pescador e o índio Marcos Sabaru, da tribo Timgui-Botó, de Alagoas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato